Biaphra Galeno   |   02/03/2014 18:09

Receita turística de Pernambuco ultrapassa R$ 1 bilhão

No cargo de secretário de Turismo de Pernambuco desde o dia 6 de janeiro, Adailton Feitosa visitou, assim como o governador, Eduardo Campos, a tradicional festa dos papangus, no município de Bezerros, agreste pernambucano.

RECIFE – No cargo de secretário de Turismo de Pernambuco desde o dia 6 de janeiro, Adailton Feitosa visitou, assim como o governador, Eduardo Campos, a tradicional festa dos papangus, no município de Bezerros, agreste pernambucano. Durante a passagem, Feitosa disse que a receita turística no Estado ultrapassou R$ 1 bilhão pela primeira vez. “E esperamos que este ano a movimentação seja melhor”, emendou o secretário, que costumeiramente visita a cidade de Bezerros durante o carnaval. “Do mesmo modo que, no sábado, o dia é do Galo da Madrugada, o domingo é dia dos papangus (festa carnavalesca na qual pessoas saem fantasiadas usando máscaras).”

Sobre a receita turística no Estado, Feitosa – que não é parente do seu antecessor, Alberto Feitosa –, afirmou que foram levados em consideração a movimentação financeira em táxis, hotéis, companhias aéreas, restaurantes e equipamentos do segmento na cidade. Os números absolutos ainda não foram fechados, mas, segundo o secretário, serão divulgados em breve.

Sem querer polemizar se o São João ou o Carnaval é o evento que mais contribuiu para que a cifra fosse alcançada, Feitosa disse que a boa surpresa foi o resultado que o Natal de Gravatá registrou nos últimos anos. “Definitivamente entrou para o calendário turístico de Pernambuco.”

A PARTIR DE
Feitosa diz que cerca de 5 milhões de visitantes foram Pernambuco em 2013. O perfil divide-se em 90% vindos do Brasil e 10%, do Exterior. No doméstico, São Paulo envia o maior número. Mesmo os Estados da Região Nordeste não superam a quantidade de paulistanos que buscam os atrativos de Recife, de Porto de Galinhas, de Fernando de Noronha, do Agreste e de outros polos turísticos pernambucanos. Em segundo lugar vem o Ceará, seguido por Bahia, por Minas Gerais e pelo Rio de Janeiro.

Quanto aos visitantes provenientes do Exterior, Adailton diz que os Estados Unidos lideram o envio, beneficiados pela mudança que a American Airlines fez ainda no ano passado – passou de cinco para seis voos semanais entre Miami e Recife. O secretário explica que o fluxo de norte-americanos cresceu significantemente por conta do turismo de negócios. A Alemanha vem em segundo lugar, seguida pela Argentina – que liderou durante muito tempo o ranking –, Portugal e Itália.

FEITOSAS
O atual secretário não fala sobre substituição em relação ao seu chará e antecessor, Alberto Feitosa. “O desafio é grande, mas darei continuidade ao belíssimo trabalho realizado.” Um dos trunfos para que a ideia seja concretizada é a manutenção da equipe que compõe a Secretaria de Turismo de Pernambuco.

“É sempre bom trabalhar em terreno fértil e a Secretaria tem multiplicidade de ações em parceria com outras áreas, o que nos dá uma visão geral sobre o que temos de fazer”, complementou o secretário, que já foi vice-presidente da Empetur e, somadas as passagens dele por Empetur e Setur-PE, chega a três anos de experiência na gestão do turismo do Estado.

Foto: Biaphra Galeno


*Fonte: O Portal PANROTAS viaja a convite da Secretaria de Turismo de Pernambuco

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Biaphra Galeno

Biaphra Galeno tem 2461 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS