Roberta Queiroz   |   22/06/2016 09:10

Cinco ciclovias para explorar a Alemanha no verão

O país tem 70 mil quilômetros de ciclovias e 200 rotas de longa distância para percorrer

A Holanda pode até ser a cidade das bicicletas, mas a Alemanha não estão tão atrás assim. São 70 mil quilômetros de ciclovias e 200 rotas de longa distância para percorrer castelos, vinícolas, fronteiras, margens e florestas.

Pedalar é uma das melhores formas de conhecer, ou redescobrir, a Alemanha no verão. Ser inexperiente não é motivo para desistir do passeio, já que há trilhas seguras para novatos e experientes devidamente certificadas pela Federação dos Ciclistas Alemães (ADFC).

O amor pela bicicleta e a tradição do esporte é tanta que existem até estabelecimentos Bed & Bike, ou seja, acomodações dedicadas para os ciclistas descansarem e se prepararem para o próximo trecho da rota.

Conheça agora cinco trilhas que vão fazer você deixar a preguiça de lado e explorar uma Alemanha diferente.

ROTA ROMÂNTICA
Divulgação/DZT

Esta é uma das rotas mais populares na Alemanha graças à sua cultura e paisagem. O percurso de 424 quilômetros, criado em 1950, recompensa o ciclista com o vale Tauber, o castelo de conto de fadas de Neuschwanstein e diversas cidades antigas e emblemáticas. O circuito começa em Würzburg e termina em Füssen com subidas de nivel médio.

EUROROTA R1
Divulgação/DZT

A ciclovia atravessa a Alemanha em 960 quilômetros. A trilha sai das colinas de Weserbergland para o campo de Fläming, passando pelos rios Weser, Saale e Elba. Quem se aventurar pela Eurorota ainda conhecerá sete Patrimônios Mundiais da Unesco, como a cidade Bauhaus de Dessau. O passeio termina a 85 quilômetros de Berlim.

ROTA DOS 100 CASTELOS
Divulgação/DZT

Prepare-se para conhece mais de 100 castelos, palácios e residências históricas ao longo de 960 quilômetros. A rota é basicamente plana e conta ainda com jardins e edifícios renascentistas e barrocos. Na região de Münsterland há uma série de instalações para ciclistas.

ROTA DO VINHO ALEMÃO
Divulgação/DZT

Os amantes de vinho e de trilhas com subidas íngremes não podem deixar de desbravar a rota que começa e Schweigen-Rechtenbach e termina quase 100 quilômetros depois, em Bockenheim. Ao longo do caminho com 94 quilômetros de extensão, é possível encontrar tabernas e adegas e, claro, saborear vinhos combinados com a gastronomia local. Dica: visite a Floresta do Palatinado, uma das maiores reservas naturais alemãs.

ROTA DE STUTTGART
Divulgação/DZT

A rota atravessa os Alpes da Suábia, as vinícolas do rio Neckar e a antiga fronteira do império romano em 400 quilômetros. A trilha tem uma ótima estrutura para e-bikes (bicicletas elétricas), incluindo lojas de aluguel e estações para carregar baterias.

Descubra outras rotas e informações clicando aqui.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Roberta Queiroz

Roberta Queiroz tem 1614 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS