Victor Fernandes   |   04/08/2017 15:10

Conheça os segredos da Sicília como destino de vinhos

A região italiana é uma “taça cheia” para amantes da bebida

Ontem foi o primeiro dia da temporada de colheita de uvas na Sicília, Itália. A maior ilha mediterrânea é umas das mais antigas regiões vinícolas; isso aliado a cenários cinematográficos, marcos culturais antigos e o maior vulcão ativo da Europa fazem da região italiana um destino perfeito para amantes de vinho.
Wikkicommons/Gregory Palmer
Por muito tempo, Sicília ficou às sombras de outras regiões italianas como Toscana e Piemonte quanto a produção de vinhos, se limitando aos vinhos de sobremesa, que são conhecidos pela doçura.

Mas agora, o destaque siciliano são os vinhos brancos. Devido ao solo vulcânico, os vinhos da região possuem uma mineralidade que os diferencia das bebidas produzidas em qualquer outro lugar. O destaque é a uva Grillo, mas Inzolia e Catarrato merecem ser lembradas também.

Já os vinhos tintos são produzidos em escala menor, mas a uva Nero D’Avola produz ótimos vinhos frutados com cor rubi, e diferentes aromas e sabores: de cereja a especiarias, todos com taninos sedosos.

Divulgação
Devido ao clima e à topografia insulares da Sicília, sua temporada de colheita é a mais longa do mundo, com cerca de 100 dias. Portanto, você pode escolher aproveitar a ilha italiana, apenas dando um enfoque aos bons vinhos; ou participar deste evento e colher algumas uvas seguindo toda tradição familiar que a acompanha.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Victor Fernandes

Victor Fernandes tem 6060 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS