Renê Castro   |   19/08/2016 17:31

Bahia quer que novo formato de evento "vire moda"

A criatividade do povo baiano chegou ao setor de eventos para a indústria turística.


Jhonatan Soares
Wilson Espagnol, idealizador do Show Tour

PORTO SEGURO (BA) – A criatividade do povo baiano chegou ao setor de eventos para a indústria turística.
Em sua segunda edição, o Show Tour 2016 sustenta um modelo que, segundo o idealizador, Wilson Espagnol, também presidente da ABIH-BA Extremo Sul, pode servir de inspiração para outros encontros que acontecem ao redor do País. Isso porque o evento tem uma proposta muito clara: ser relevante para todos os públicos-alvos. Em meio a intensos debates sobre a real efetividade dos eventos para os profissionais, a aposta na descentralização do espaço físico de exposição mostra-se, no mínimo, interessante.

Espagnol explica: “o Show Tour acontece em vários espaços. Na área de exposição, temos este ano 32 empresas (representando 80 marcas) dedicadas a produtos e serviços para o setor hoteleiro; na sala de capacitação, reunimos lideranças políticas e especialistas no destino para ensinar aos profissionais quais as melhores formas de vender o produto baiano; nos resorts parceiros, agentes de viagens dos quatro cantos do Brasil vivenciam os produtos, realizam passeios e sentem a atmosfera de Porto Seguro na pele; as operadoras, que aproveitam o mesmo roteiro, participam ainda de uma rodada de negócios altamente qualitativa com os empreendimentos hoteleiros. Ou seja, reunimos os interesses de todas as pontas em um evento dinâmico, barato e que traz resultado”.

Em parceria com a Azul Viagens e a CVC, o Show Tour recebe ao todo cerca de 250 agentes de viagens. Já o segmento de operadoras é representado por 35 empresas. O evento espera ser responsável pela interação de cerca de 1,5 mil profissionais. No ano passado, os fornecedores para hotelaria venderam R$ 3 milhões durante o evento. A expectativa para este ano é que este número seja superado.

“O Extremo Sul da Bahia tem uma infinidade de hotéis e o perfil é composto por pequenos empresários, e que muitas vezes têm dificuldades de deslocamento para acompanhar uma Feira da Abav ou até mesmo a Equipotel. Com o Show Tour, esse empreendimento tem contato com fornecedores de renome internacional e consegue negociar melhores produtos. Antes do evento, este mesmo hoteleiro não conseguia ter mais qualidade porque só tinha acesso ao que era vendido na região. Hoje o cenário é outro”, revelou Wilson Espagnol.

Jhonatan Soares
Área de capacitação contou com discussões sobre o Turismo da Bahia
BOM E BARATO

“Estamos falando de um evento muito profissional. Não temos grandes estandes, 'oba-oba', não vendemos espaços para empresas de Turismo (leia-se operadoras, consolidadoras, hotéis e outras empresas da cadeia) e somos contra a política de distribuição de folheto. Não tenho a intenção de provocar ninguém, mas não é disso que o mercado precisa. O segredo da nossa feira é que pensamos de forma inteligente e tomamos as decisões certas”, explicou o dirigente, completando que não ganha nada para realizar o evento (bem como presta serviços à ABIH de forma voluntária) e não tem a intenção de permitir que o encontro motive o “empreendedorismo” na associação, o que, na visão de Espagnol, distorce os objetivos da ABIH como associação.

“Se colocar na ponta do lápis, nós ainda colocamos dinheiro nesse evento. A nossa ideia não é ser bonitinho, e sim eficiente”, disparou ele, com bom humor. A expectativa da ABIH-BA é que o governo do Estado auxilie o encontro no próximo ano, melhorando a performance e ampliando a capacidade do projeto.

“Estamos na segunda edição de um sonho antigo. Esse é o evento da Bahia, realizado em um dos principais destinos do Estado e de uma forma que merece atenção. Não tenho dúvidas que esse modelo de evento vai virar moda. E eu acho isso ótimo. O Turismo precisa mesmo é de boas ideias”, finalizou Espagnol.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Renê Castro

Renê Castro tem 3062 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS