Accor encerra marketplace e foca em marcas próprias
A justificativa para o término do "casamento" são resultados "abaixo da expectativa", de acordo com a Accor.
Nos últimos dois anos, a Accor incluiu em sua estratégia de distribuição medidas de apoio a hotéis independentes. Transformando seu portal de reservas em um marketplace, a companhia francesa dava maior visibilidade a esses empreendimentos, em troca de uma comissão nas reservas realizadas e esperando maiores acessos no site. Agora, no entanto, a hoteleira resolveu encerrar essa fase de seus negócios, voltando a se concentrar apenas em suas marcas próprias.
A revelação foi feitapelo portal Skift no último final de semana e confirmada pela Accor Hotels ao Portal PANROTAS. Em comunicado, a empresa diz que "esta iniciativa [inclusão de hotéis independentes em seu portfólio] não é mais relevante em relação à estratégia do Grupo e ao seu novo perfil".
Neste momento, entretanto, ainda é possível encontrar os hotéis parceiros no portal da Accor, o que indica que a mudança ainda está em transição.
A justificativa para o término do "casamento" são resultados "abaixo da expectativa", de acordo com a Accor. "A maioria dos clientes AccorHotels.com tendem a favorecer os hotéis da marca Accor Hotels ao procurar acomodações em nossa plataforma", complementa.
Agregando hotéis de terceiros em seu site, a Accor planejava rivalizar com OTAs como Expedia e Booking.com. Para cumprir esse objetivo, foi comprada em 2015 a Fastbooking, empresa que fornece ferramentas digitais para hotéis independentes. Apresentada no Brasil no fim do ano passado, a empresa teve como principal utilidade por aqui acelerar a entrada desses parceiros no marketplace da Accor. Até agosto, já erammais de 150 hotéis brasileiros adicionados.
Com a mudança de rumo, ainda é incerto como ficará a posição da Fastbooking dentro do grupo. Embora a subsidiária possa prover serviços a terceiros independentemente do posicionamento no marketplace, ambos processos estavam intrinsicamente ligados até então. CEO da empresa na época da aquisição e presenta na apresentação da Fastbooking no Brasil, o francês Guillaume de Marcillac não atua mais na Fastbooking, de acordo com seu perfil no Linkedin.
Relembrando declarações antigas do CFO da Accor, Jean-Jacques Morin, o Skift lembra que a hoteleira já enfrentava dificuldades na administração de seu marketplace ao fim do segundo trimestre deste ano. Em conferência após a divulgação dos resultados trimestrais, Morin admitiu que o investimento feito nesse serviço não foi seguido da geração de tráfego esperada para os hotéis independentes. Parte disso porque os esforços de marketing e serviços digitais eram, em grande parte, direcionados às marcas próprias do grupo - o que atende a uma lógica óbvia, mas conflita com a intenção de promover também os parceiros independentes.
A situação caminhou ao ponto de levar à Accor a escolha entre se tornar uma verdadeira OTA ou promover exclusivamente suas marcas, diz o site. "Se a Accor decidisse manter o programa, precisaria aumentar seus gastos em marketing dramaticamente para competir no mesmo nível das maiores OTAs, que investem bilhões todos os anos no Google para direcionar o tráfego para seus sites. A Expedia aumentou seus gastos com marketing e vendas diretas em 25% no segundo trimestre de 2017, para algo estimado em US$ 1,4 bilhão", explica.
Com a admissão pública do fim do market place, espera-se que a Accor invista em mais aquisições, mas totalmente direcionadas ao portfólio hoteleiro e serviços correlatos. Acordos fechados recentemente envolveram a compra do grupo australiano Mantra Mantra Group Limited, operadora de hotéis e resorts na região da Ásia-Pacífico, de parte do grupo dono da tradicional marca de hotéis Orient Express, e do grupo Gekko, que liga redes hoteleiras a viajantes corporativos no mercado europeu.
Veja abaixo a nota completa da Accor sobre o encerramento do marketplace para hotéis independentes:
Nos últimos anos, o Grupo comprometeu-se a uma transformação profunda que visa atender melhor as demandas de seus clientes em experiências customizadas, com uma oferta diversificada.
Neste contexto, o Accor Hotels decidiu há 2 anos abrir sua plataforma de distribuição AccorHotels.com para uma seleção de hotéis independentes, seguindo um duplo objetivo: propor uma maior escolha de hotéis selecionados aos seus clientes e fornecer uma plataforma de reserva alternativa para hotéis independentes.
Esta iniciativa não é mais relevante em relação à estratégia do Grupo e ao seu novo perfil.
Os resultados estão abaixo das expectativas e a maioria dos clientes AccorHotels.com tendem a favorecer os hotéis da marca AccorHotels ao procurar acomodações em nossa plataforma.
A Accor Hotels decidiu, portanto, pôr fim ao Marketplace e se concentrar na integração de suas marcas e serviços recentemente adquiridos em seu ecossistema digital."
A revelação foi feitapelo portal Skift no último final de semana e confirmada pela Accor Hotels ao Portal PANROTAS. Em comunicado, a empresa diz que "esta iniciativa [inclusão de hotéis independentes em seu portfólio] não é mais relevante em relação à estratégia do Grupo e ao seu novo perfil".
Neste momento, entretanto, ainda é possível encontrar os hotéis parceiros no portal da Accor, o que indica que a mudança ainda está em transição.
A justificativa para o término do "casamento" são resultados "abaixo da expectativa", de acordo com a Accor. "A maioria dos clientes AccorHotels.com tendem a favorecer os hotéis da marca Accor Hotels ao procurar acomodações em nossa plataforma", complementa.
Agregando hotéis de terceiros em seu site, a Accor planejava rivalizar com OTAs como Expedia e Booking.com. Para cumprir esse objetivo, foi comprada em 2015 a Fastbooking, empresa que fornece ferramentas digitais para hotéis independentes. Apresentada no Brasil no fim do ano passado, a empresa teve como principal utilidade por aqui acelerar a entrada desses parceiros no marketplace da Accor. Até agosto, já erammais de 150 hotéis brasileiros adicionados.
Com a mudança de rumo, ainda é incerto como ficará a posição da Fastbooking dentro do grupo. Embora a subsidiária possa prover serviços a terceiros independentemente do posicionamento no marketplace, ambos processos estavam intrinsicamente ligados até então. CEO da empresa na época da aquisição e presenta na apresentação da Fastbooking no Brasil, o francês Guillaume de Marcillac não atua mais na Fastbooking, de acordo com seu perfil no Linkedin.
Relembrando declarações antigas do CFO da Accor, Jean-Jacques Morin, o Skift lembra que a hoteleira já enfrentava dificuldades na administração de seu marketplace ao fim do segundo trimestre deste ano. Em conferência após a divulgação dos resultados trimestrais, Morin admitiu que o investimento feito nesse serviço não foi seguido da geração de tráfego esperada para os hotéis independentes. Parte disso porque os esforços de marketing e serviços digitais eram, em grande parte, direcionados às marcas próprias do grupo - o que atende a uma lógica óbvia, mas conflita com a intenção de promover também os parceiros independentes.
A situação caminhou ao ponto de levar à Accor a escolha entre se tornar uma verdadeira OTA ou promover exclusivamente suas marcas, diz o site. "Se a Accor decidisse manter o programa, precisaria aumentar seus gastos em marketing dramaticamente para competir no mesmo nível das maiores OTAs, que investem bilhões todos os anos no Google para direcionar o tráfego para seus sites. A Expedia aumentou seus gastos com marketing e vendas diretas em 25% no segundo trimestre de 2017, para algo estimado em US$ 1,4 bilhão", explica.
Com a admissão pública do fim do market place, espera-se que a Accor invista em mais aquisições, mas totalmente direcionadas ao portfólio hoteleiro e serviços correlatos. Acordos fechados recentemente envolveram a compra do grupo australiano Mantra Mantra Group Limited, operadora de hotéis e resorts na região da Ásia-Pacífico, de parte do grupo dono da tradicional marca de hotéis Orient Express, e do grupo Gekko, que liga redes hoteleiras a viajantes corporativos no mercado europeu.
Veja abaixo a nota completa da Accor sobre o encerramento do marketplace para hotéis independentes:
Nos últimos anos, o Grupo comprometeu-se a uma transformação profunda que visa atender melhor as demandas de seus clientes em experiências customizadas, com uma oferta diversificada.
Neste contexto, o Accor Hotels decidiu há 2 anos abrir sua plataforma de distribuição AccorHotels.com para uma seleção de hotéis independentes, seguindo um duplo objetivo: propor uma maior escolha de hotéis selecionados aos seus clientes e fornecer uma plataforma de reserva alternativa para hotéis independentes.
Esta iniciativa não é mais relevante em relação à estratégia do Grupo e ao seu novo perfil.
Os resultados estão abaixo das expectativas e a maioria dos clientes AccorHotels.com tendem a favorecer os hotéis da marca AccorHotels ao procurar acomodações em nossa plataforma.
A Accor Hotels decidiu, portanto, pôr fim ao Marketplace e se concentrar na integração de suas marcas e serviços recentemente adquiridos em seu ecossistema digital."