Rafael Faustino   |   13/06/2017 13:01

Trump é processado por obter 'vantagem ilegal' em hotéis

O processo se baseia na escolha de Trump por manter a propriedade de dos hotéis enquanto presidente

A lista de polêmicas envolvendo o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, cresceu hoje após os procuradores gerais do Distrito de Columbia e Maryland registrarem processos contra ele, alegando descumprimento a regras anticorrupção previstas na Constituição. Isso devido ao fato de hotéis administrados por Trump terem recebido milhões de dólares em pagamentos de governos locais e estrangeiros após o presidente assumir seu posto na Casa Branca.

Reprodução/Trum Hotels

O processo, noticiado hoje pelos principais jornais estadunidenses, baseia-se na escolha de Trump por manter a propriedade de sua companhia hoteleira enquanto exerce a presidência. Os pagamentos feitos por governos estrangeiros e locais aos empreendimentos caracteriza vantagem financeira ilegal e dão margem a possíveis subornos, afirmam os procuradores. Em sua defesa, o presidente afirmou em janeiro ter se afastado da administração dos negócios, deixando-a a cargo de um truste conduzido por seus filhos.

Os procuradores gerais Karl A. Racine, de DC, e Brian E. Frosh, de Maryland – ambos democratas – afirmam que Trump não cumpriu sua promessa de separar sua vida pública dos negócios pessoais. Uma evidência disso seria a declaração do filho do presidente, Eric Trump, dizendo que Trump continua recebendo informes regulares sobre a situação de suas empresas.

As autoridades estaduais afirmam ser essas “violações constitucionais sem precedentes”, que deixam Trump “profundamente enredado entre uma legião de atores governamentais domésticos e internacionais”, e por consequência deixando o país sujeito à influência econômica dessas partes.

Se admiti do pelo juiz federal que analisará a ação, esse processo deve ser mais um incômodo para o presidente estadunidense, e o mais significativo sob o ponto de vista judicial. Na esfera política, o mandatário segue lidando com acusações de conluio com o governo russo para influenciar os resultados da eleição que o levou ao posto.


*Fonte: The Washington Post

conteúdo original: http://wapo.st/2rrKzCi

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Rafael Faustino

Rafael Faustino tem 1223 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS