Janize Colaço   |   28/08/2017 13:30

Harvey deixa mortos e fecha aeroportos no Texas; saiba

Segundo o Serviço Nacional de Meteorologia (NWS), as coisas podem ficar ainda piores: é esperado um volume superior a 1,2 mil milímetros de chuvas para todo o Estado nos próximos dias.

Reprodução/Nasa
Considerado o mais forte em 13 anos, a tempestade tropical Harvey, com fortes chuvas torrenciais e focos de enchentes em diversas área, já deixou seis mortes no Texas. Segundo o Serviço Nacional de Meteorologia (NWS), as coisas podem ficar ainda piores: é esperado um volume superior a 1,2 mil milímetros de chuvas para todo o Estado nos próximos dias.

Após chegar aos Estados unidos como um furacão nível 4, o Harvey foi "rebaixado" à categoria de tempestade tropical.

As inundações ameaçam a cidade de Houston, a quarta mais populosa dos Estados Unidos, e estão levando as autoridade a convocar voluntários com embarcações para resgatar pessoas presas em casas e edifícios. "Existe o potencial de inundações muito drásticas", afirmou o governador do Texas, Greg Abbott.

Já com cinco mortes confirmadas apenas em Houston, as autoridades acreditam que o número poderá crescer. Somente na última noite mais de mil pessoas foram resgatadas e o prefeito da cidade, Sylverster Turner, destacou que algumas ligações para o serviço de emergência não foram atendidas. "Casos que tenham maior ameaça para as vidas estão sendo priorizados", afirmou.

Constantemente, o NWS transmite as atualizações de possíveis inundações em diferentes pontos do Estado.

AEROPORTOS FECHADOS
O Houston International Airport (IAH) e o Houston Hobby Airport (HOU) estão temporariamente fechados por conta das inundações. Ao todo, mais de cinco mil operações que tinha como destino ou conexão a cidade foram canceladas — afetando significatimente a United Airlines e a Southwest Airlines. Todos os voos dos dois aeroportos foram suspensos ontem (27), às 12h do horário local, e não há indicação de quando as operações serão retomadas.

ESTADO DE EMERGÊNCIA EM LOUISIANA
Na manhã desta segunda-feira, o presidente Donald Trump declarou estado de emergência em Louisiana. Embora o trajeto da tempestade seja incerto, é previsto que ela também chegue ao Arkansas até sexta-feira (1).

Com o pedido de Trump, o governo federal deverá liberar fundos, além de coordenar operações, a fim de ajudar a população atingida através da Agência Federal de Gestão de Emergências (Fema). Em comunicado, a Casa Branca declarou que tais ajudas auxiliaram na recuperação da população local. "Autoriza-se a Fema a identificar, mobilizar e proporcionar a aliviar os impactos de emergência."


*Fonte: The Guardian, CNN, ATW On-line e O Globo

conteúdo original: http://bit.ly/2geWrIg

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Janize Colaço

Janize Colaço tem 1826 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS