Renato Machado   |   13/10/2017 12:54

Crise política entre EUA e Turquia reflete no Turismo turco

Uma crise política entre Estados Unidos e Turquia tem gerado desconforto no trade do país euroasiático. Após a prisão de um funcionário do consulado norte-americano em Istambul, o governo Trump suspendeu parte da produção de vistos para cidad&

Flickr.com/dleiva
A capital da Turquia, Istambul
A capital da Turquia, Istambul
Uma crise política entre Estados Unidos e Turquia tem gerado desconforto no trade do país euroasiático. Após a prisão de um funcionário do consulado norte-americano em Istambul, o governo Trump suspendeu parte da produção de vistos para cidadãos turcos. A resposta da Turquia veio na mesma moeda, o que reverbera negativamente no Turismo no país.

O Turismo na Turquia tem sido afetado nos últimos anos por crises políticas e de segurança. A expectativa de uma retomada da indústria era dada como certa, até o desencadeamento do atual imbróglio. Em 2016, por exemplo, os Estados Unidos foram responsáveis pela emissão de cerca de 460 mil turistas em destinos turcos – número que tende a ser melhor em 2017, mesmo com a atual episódio entre as duas nações.

O tema foi pauta de matéria no portal Travel Weekly. Em contato com figuras do trade turco, a reportagem mostra a percepção da indústria de como a decisão de bater de frente com os Estados Unidos tende a ser negativa. “Com a Turquia sendo tão dependente do Turismo, esta situação ridícula deveria ser resolvida o quanto antes”, afirmou o presidente da Ya’lla Tours USA, Ronen Paldi, que completa: “se a situação não fosse tão triste, poderia ser uma piada sobre como dois líderes egomaníacos agem como dois adolescentes.”

Após um 2016 com drásticas quedas no Turismo, decorrentes da efervescência política e de uma sequência de casos de terrorismo, a projeção do país é que a retomada da indústria aconteça no ano que vem (caso a política não interfira mais uma vez).

“Esta decisão é um grande passo para trás para um país que está finalmente em meio a um ressurgimento”, afirma o diretor para América do Norte do Grupo Intrepid, Leigh Barnes. “Esta decisão parece ser política, ao passo que a realidade é que hoteleiros, restaurantes e pequenos negócios de Turismo provavelmente serão os mais impactados.”

AÉREO E CRUZEIROS
Para os cidadãos norte-americanos, a Turkish Airlines está oferecendo ressarcimentos em voos para a Turquia entre 9 e 31 de outubro – exceto aqueles em conexão internacional no país. Ainda é incerto se a aérea turca irá manter tal política caso as suspensões se mantenham após 31 de outubro.

O ministério de Relações Exteriores turco informa em seu site que cidadãos dos Estados Unidos chegando na Turquia a bordo de um cruzeiro poderão ficar no país por um período máximo de 72 horas.


*Fonte: Travel Weekly

conteúdo original: http://disq.us/t/2umj33c

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Renato Machado

Renato Machado tem 1403 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS