Janize Colaço   |   26/09/2016 10:33

Feedback: para se desenvolver é importante saber ouvir

O feedback é uma prática imprescindível para o desenvolvimento de qualquer profissional, no entanto, muitas empresas se confundem em como aplicá-lo. Em geral, quem o faz recebe um treinamento especial, porém, de acordo com especialistas na área, quem r

O feedback é uma prática imprescindível para o desenvolvimento de qualquer profissional, no entanto, muitas empresas se confundem em como aplicá-lo. Em geral, quem o faz recebe um treinamento especial, porém, de acordo com especialistas na área, quem recebe o feedback deve ser treinado.

Shutterstock
Para a psicóloga Sheila Heen, também professora da Universidade Harvard, é o próprio receptor que deve aprender a assimilar a crítica recebida e trabalhá-la da melhor maneira. Ela ainda destaca que a responsabilidade de desenvolver um funcionário não cabe apenas a quem aplica o feedback.

Sheila, ao lado de Douglas Stone, seu colega de instituição, escreveu o livro Obrigado pelo feedback: a ciência e a arte de receber bem o retorno de chefes, colegas, familiares e amigos. Os dois destacaram algumas técnicas para melhor receber críticas e conselhos – que não se restringem apenas ao universo corporativo.

OUVIDOS ATENTOS
É importante que todos estejam prontos a ouvir críticas – negativas ou positivas. Ouvir não necessariamente implica na aceitação. Entender o ponto de vista da outra pessoa e refletir a respeito, com calma e racionalidade, é essencial. Apenas assim cada um poderá perceber se o conselho recebido é valido ou não. As vantagens de receber bem o feedback são claras: os relacionamentos evoluem, a autoestima fica mais forte e o aprendizado aumenta

O QUE É O FEEDBACK?
A definição é bastante simples: qualquer tipo de informação recebida sobre si mesmo em relação a um determinado período ou prática realizada. É importante ressaltar que o feedback pode ser feito por um gestor, colega de trabalho, cônjuge, professores e até por familiares. Sheila destaca que o feedback é formado também por fatores menos tangíveis, como o jeito de olhar e o tom de voz.

O feedback, segundo ela “inclui também o brilho nos olhos de seu filho assim que ele encontra você na plateia ou o modo como sua amiga disfarçadamente se livra da blusa de lã que você tricotou para ela no instante em que você se distrai. O feedback, portanto, não é apenas uma avaliação: ele é um agradecimento, um comentário, um convite que se retribui ou se descarta”.

SEM PRESSÃO
Para muitos gestores, o feedback é importante para desenvolver funcionários e obter melhores resultados. Porém, o método pode ter um efeito negativo caso a pessoa não esteja propensa a lidar com a pressão. Para Sheila, o foco dos líderes deve estar não na pressão, mas no impulso.

“Ter impulso significa dominar as técnicas necessárias para conduzir o próprio aprendizado, reconhecer e administrar nossas resistências, saber lidar com as conversas sobre feedback com confiança e curiosidade – e, mesmo quando essa avaliação parecer errada, tirar dela insights que ajudem a crescer profissional e pessoalmente”, destaca a psicóloga.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Janize Colaço

Janize Colaço tem 1826 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS