Janize Colaço   |   26/09/2016 10:33

Feedback: para se desenvolver é importante saber ouvir

O feedback é uma prática imprescindível para o desenvolvimento de qualquer profissional, no entanto, muitas empresas se confundem em como aplicá-lo. Em geral, quem o faz recebe um treinamento especial, porém, de acordo com especialistas na área, quem r

O feedback é uma prática imprescindível para o desenvolvimento de qualquer profissional, no entanto, muitas empresas se confundem em como aplicá-lo. Em geral, quem o faz recebe um treinamento especial, porém, de acordo com especialistas na área, quem recebe o feedback deve ser treinado.

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Para a psicóloga Sheila Heen, também professora da Universidade Harvard, é o próprio receptor que deve aprender a assimilar a crítica recebida e trabalhá-la da melhor maneira. Ela ainda destaca que a responsabilidade de desenvolver um funcionário não cabe apenas a quem aplica o feedback.

Sheila, ao lado de Douglas Stone, seu colega de instituição, escreveu o livro Obrigado pelo feedback: a ciência e a arte de receber bem o retorno de chefes, colegas, familiares e amigos. Os dois destacaram algumas técnicas para melhor receber críticas e conselhos – que não se restringem apenas ao universo corporativo.

OUVIDOS ATENTOS
É importante que todos estejam prontos a ouvir críticas – negativas ou positivas. Ouvir não necessariamente implica na aceitação. Entender o ponto de vista da outra pessoa e refletir a respeito, com calma e racionalidade, é essencial. Apenas assim cada um poderá perceber se o conselho recebido é valido ou não. As vantagens de receber bem o feedback são claras: os relacionamentos evoluem, a autoestima fica mais forte e o aprendizado aumenta

O QUE É O FEEDBACK?
A definição é bastante simples: qualquer tipo de informação recebida sobre si mesmo em relação a um determinado período ou prática realizada. É importante ressaltar que o feedback pode ser feito por um gestor, colega de trabalho, cônjuge, professores e até por familiares. Sheila destaca que o feedback é formado também por fatores menos tangíveis, como o jeito de olhar e o tom de voz.

O feedback, segundo ela “inclui também o brilho nos olhos de seu filho assim que ele encontra você na plateia ou o modo como sua amiga disfarçadamente se livra da blusa de lã que você tricotou para ela no instante em que você se distrai. O feedback, portanto, não é apenas uma avaliação: ele é um agradecimento, um comentário, um convite que se retribui ou se descarta”.

SEM PRESSÃO
Para muitos gestores, o feedback é importante para desenvolver funcionários e obter melhores resultados. Porém, o método pode ter um efeito negativo caso a pessoa não esteja propensa a lidar com a pressão. Para Sheila, o foco dos líderes deve estar não na pressão, mas no impulso.

“Ter impulso significa dominar as técnicas necessárias para conduzir o próprio aprendizado, reconhecer e administrar nossas resistências, saber lidar com as conversas sobre feedback com confiança e curiosidade – e, mesmo quando essa avaliação parecer errada, tirar dela insights que ajudem a crescer profissional e pessoalmente”, destaca a psicóloga.

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