Henrique Santiago   |   16/01/2017 09:50

Saiba como melhorar a gestão de caixa na sua empresa

o mentor da Endeavor, Alexandre Cricci, reuniu dicas para tornar mais fácil o andamento do financeiro da sua companhia.

Pixabay

É fato que o empreendedor tem de ter maestria para gerir o caixa de maneira saudável. Mas nem sempre é fácil ter controle para fazer os negócios caminharem bem. Em razão disso, o mentor da Endeavor, Alexandre Cricci, reuniu dicas para tornar mais fácil o andamento do financeiro da sua companhia.

INÍCIO
Que tal começar pelo começo? Coloque no papel o seu balanço resumido, ou seja, separe o que entra e sai da empresa. Some o seu caixa, as contas a receber e os seus ativos fixos. Liste também as contas a pagar com impostos, empréstimos e outros valores a pagar.

Para projetar o fluxo de caixa, tenha em mente a conta de resultados fechados de um ano e depois faça a projeção dos próximos anos. Pode aplicar uma estimativa bimestral, semestral, anual, enfim, fica ao critério.
Pixabay

O mais recomendável, porém, é realizar a previsão anual para saber quanto de dinheiro será preciso para pagar a operação nos 365 dias e, assim, variar o tempo em curtos períodos para ter uma previsão de orçamento.

CUIDADOS
O especialista aponta que o pior dos erros para o gestor de negócios é acreditar que, por exemplo, irá crescer 20% no ano seguinte e, por isso, irá colocar 20% a mais de dinheiro no caixa. Segundo ele, é necessário calcular cada variação para chegar nos números corretos.

Ao calcular o caixa para o futuro, os gestores saberão se preciso financiar nos próximos meses ou anos. Deve-se, portanto, agir com antecedência sobre como será levantado o capital para conseguir as melhores condições de empréstimo.

E se sua empresa está no vermelho? Uma companhia endividada tem como desafio o financiamento do negócio. O gestor precisa desenvolver bom relacionamento bancário e saber negociar para garantir liquidez para passar confiança no mercado e, com isso, ter acesso ao tão desejado capital.

Quer saber mais? Confira o artigo completo na Endeavor clicando aqui.


*Fonte: Endeavor

conteúdo original: http://bit.ly/2ilDkMy

Tópicos relacionados