Bruna Murback   |   10/03/2017 15:21

CNC quer taxar plataformas como Airbnb em 5%; veja

Presidente sugeriu tributar o serviço em 5%, proposta irá para a Câmara 

Emerson Souza
O presidente da Comissão de Turismo da Câmara, Herculano Passos, e o presidente do Cetur/CNC, Alexandre Sampaio
O presidente da Comissão de Turismo da Câmara, Herculano Passos, e o presidente do Cetur/CNC, Alexandre Sampaio
O presidente do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur) da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), Alexandre Sampaio, se reuniu no úlltimo dia 8 com o deputado federal Herculano Passos (PSD-SP), que preside a Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados, para falar sobre a regulamentação das plataformas de hospedagem (as mais conhecidas são Wimdy, Homeaway e Airbnb), inseridas na chamada economia compartilhada, entre outras demandas do Turismo.

Uma das sugestões que foram dadas pelo presidente do Cetur é que as empresas que ofertam a hospedagem compartilhada sejam tributadas pela intermediação do serviço e paguem 5% de Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza, o ISS, que é de competência dos municípios.

“A plataforma oferece hospedagem mais em conta que a hotelaria porque esse modelo de negócio está completamente isento de tributação, ainda que operado por uma empresa (a dona da plataforma tecnológica), que tem lucro com o negócio e ainda que claramente configure rendimento para os usuários”, defende Sampaio.

O presidente do Cetur/CNC também pediu o apoio do deputado, na presidência da República, para a aprovação sem vetos do Projeto de Lei (PLS 57/2010) que regulamenta a cobrança da taxa de serviço ou gorjeta.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Bruna Murback

Bruna Murback tem 346 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS