Rafael Faustino   |   09/09/2016 09:52

Como proteger os viajantes em tempos de insegurança global

Apesar de aumentar o cuidado com pessoas e seus pertences, a preocupação dos governos com a segurança nos aeroportos também torna os passageiros mais vulneráveis ao terrorismo.

A ofensiva do Estado Islâmico sobre grandes cidades ocidentais, com ataques terroristas inclusive em aeroportos internacionais, gerou o aumento de medidas de segurança dos governos nos terminais aéreos. Entretanto, apesar de aumentar o cuidado com pessoas e seus pertences, a preocupação também torna, sob alguns aspectos, os passageiros mais vulneráveis ao terrorismo.

Mark Hodson/Flickr
Grandes filas nos aeroportos são visadas por terroristas em seus ataques

Como? Ficando mais tempo parados nas filas de segurança, por exemplo. Sabendo que a aglomeração tende a aumentar, os terroristas acabam visando essas áreas de acesso não controlado dos aeroportos, como mostram os atentados ocorridos em Istambul e Bruxelas.

Frente a isso, as empresas que enviam seus funcionários em viagens a negócio também precisam adotar novas medidas para garantir a segurança deles. O portal Business Travel News levantou algumas atitudes recomendadas nesse sentido, que listamos a seguir:

ENTENDER E ASSUMIR O RISCO
Empregadores possuem uma responsabilidade sobre seus colaboradores quando esses estão trabalhando, seja dentro ou fora da empresa. Portanto, a organização precisa estar atenta aos níveis de ameaça à segurança dos passageiros nas diversas localidades do mundo. Recomenda-se também fornecer um treinamento aos funcionários que forem a zonas de risco, ao menos ensinando-lhes as medidas básicas a se tomar se algo acontecer.

CRIAR ROTEIROS ADAPTÁVEIS
Quem viaja constantemente é acostumado a rígidos itinerários e agendas apertadas. Mas, se houver a maior possibilidade de atraso devido a medidas de segurança nos aeroportos, é importante, na medida do possível, criar brechas entre os compromissos que diminuam o prejuízo de algum tempo perdido.

Documentação regularizada é fundamental para não perder mais tempo que o necessário

DOCUMENTAÇÃO EM DIA
É um procedimento básico, mas cuidar das datas de validade de passaportes e vistos não deve ser esquecido nunca. Além disso, cabe analisar a viabilidade de recursos como o TSA Precheck, que, por uma assinatura fixa, agiliza a entrada dos viajantes nos aeroportos dos Estados Unidos, sem que seja necessário tirar sapatos e abrir computadores.

DIVERSOS CANAIS DE COMUNICAÇÃO
Sempre que há uma emergência, a prioridade inicial é estabelecer comunicação para saber se as pessoas no local estão em segurança. Caso seja difícil que as autoridades confirmem o estado de alguém, é importante ter combinada com o viajante uma forma de entrar em contato rapidamente nesses casos.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Rafael Faustino

Colaboração para o Portal PANROTAS

Rafael Faustino tem 1223 conteúdos publicados no PANROTAS. Confira!