Leonardo Ramos   |   02/10/2017 12:51

Qatar finaliza compra de 49% de 2ª maior aérea italiana

Qatar Airways acaba de adquirir 49% da Meridiana, menor apenas que a Alitalia no país; companhia árabe deve fornecer aeronaves B787, A330 e B737 MAX para expandir rede, aproveitando crise da concorrente para crescer

A Qatar Airways acaba de anunciar que concluiu a aquisição de 49% de participação companhia italiana Meridiana. O acordo já havia sido sinalizado em fevereiro de 2016, quando um memorando de entendimento foi assinado entre a companhia árabe e o grupo Alisarda, a quem pertence a aérea italiana. O negócio, porém, só foi finalizado na última semana. A Alisandra manteve os demais 51% da aérea.

Segundo a Reuters, com o acordo, a Qatar Airways deve "expandir de forma massiva" a Meridiana, que já ocupa a posição de segunda maior companhia do país, atrás da Alitalia. O negócio incluiria um relançamento da aérea com novas aeronaves fornecidas pela companhia árabe, tanto de corredor único quanto de corredor duplo, permitindo uma expansão da rede italiana na Europa e internacionalmente, teria dito à Reuters o CEO da Qatar, Akbar Al-Baker.

Ainda de acordo com o executivo árabe, a Meridiana deve começar a receber nos próximos meses aeronaves widebody (fuselagem larga) como Boeing 787 e Airbus 330, além de aviões narrowbody (fuselagem estreita), como B737 MAX, todos encomendados pela Qatar Airways.

Os termos de contrato dos funcionários da Meridiana, incluindo salários, benefícios e horários de trabalho, foram renegociados como condição para o negócio ser fechado, disse Al-Baker. Não foi especificado como seriam os termos, mas o CEO da Qatar explicou que as mudanças foram fruto de uma "conversa franca com os sindicatos", que teriam sido "muito complacentes".

Vale lembrar que o memorando inicial, assinado no ano passado, colocava como condição de compra a redução de 900 vagas de trabalhadores na aérea italiana

"Eles perceberam que não vamos apenas encolher a companhia aérea no início, mas também expandi-la massivamente para se tornar a verdadeira operadora nacional da Itália", disse Al-Baker.

CRISE DA ALITALIA AJUDA

Um argumento utilizado pelo executivo da Qatar para acreditar no potencial de crescimento da Meridiana é a atual situação da Alitalia, em crise e em administração extraordinária após quebra, inclusive já em processo de venda, com interessados como Ryanair, Delta Air Lines, Air France e British Airways.

Para Akbar Al-Baker, com a queda da concorrente, a Meridiana "deve certificar-se de que o público italiano estará devidamente conectado".


*Fonte: Reuters

conteúdo original: http://reut.rs/2xSqH1L

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Leonardo Ramos

Leonardo Ramos tem 1844 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS