Beatrice Teizen   |   02/01/2018 13:53

IAG está próximo de adquirir ativos da Niki por € 20 milhões

A transação está sendo feito por uma nova subsidiária da Vueling, que será incorporada como uma empresa austríaca.

Wikimedia/Ken Fielding
Menos de um mês após encerrar suas operações, a low cost austríaca Niki, da falida Air Berlin, já tem interessados em comprá-la. De acordo com informações divulgadas pelo Financial Times, o Grupo IAG, cujas principais aéreas são British e Iberia, estaria disposto a investir 36,5 milhões de euros para adquiri-la.

Os ativos da companhia (15 A320 e um portfólio importante de aeroportos, incluindo cidades como Viena, Düsseldorf, Munique, Palma e Zurique) estão estimados em 20 milhões de euros, o que forneceria uma liquidez de 16,5 milhões de euros à Niki. A transação está sendo feito por uma nova subsidiária da Vueling, que será incorporada como uma empresa austríaca e executada, inicialmente, como uma operação separada.

O presidente executivo do IAG, Willie Walsh, destaca que a Niki é a parte mais economicamente viável da Air Berlin. “E seu foco em viagens a lazer dialoga perfeitamente com a Vueling”, afirma, referindo-se a aérea de baixo custo do grupo. Ainda segundo ele, a aquisição permitirá a ampliação da presença da IAG em países como Áustria, Alemanha e Suíça.

CAMINHO LIVRE
Anteriormente, a Lufthansa também teria tentando adquirir a companhia, sob uma oferta de 210 milhões de euros, incluindo a compra da LGW e 20 aviões da Air Berlin. No entanto, na época a Comissão Europeia apontou a preocupação de que o acordo conduziria a preços mais elevados e a uma menor possibilidade de escolha do consumidor.

Sem a empresa alemã no páreo, a IAG está sozinho na negociação de compra. Se concretizada, a compra permitirá que pelo menos 740 dos mil funcionários da low cost sejam incorporados e transferidos para a Vueling.

*Colaborou Janize Viana

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias