Artur Luiz Andrade   |   25/02/2019 12:19

Gol e Azul lideram em volume de vendas na Abracorp

Gol e Azul lideram ranking Abracorp em vendas nacionais; em número de bilhetes Latam fica em segundo, mas tem a quarta tarifa média mais alta


Emerson Souza
A Latam Airlines Brasil definiu como uma de suas prioridades a recuperação do mercado corporativo, projeto iniciado em 2018 com a criação de comitês de clientes e distribuidores, anúncio de investimentos nas cabines das aeronaves e mais voos para esse segmento. Os números da Abracorp divulgados hoje mostram que a companhia está correta em sua estratégia: em volume de vendas a companhia ficou com 26,2% de share nas vendas das 28 associadas da entidade, com R$ 1 bilhão e crescimento de apenas 5,5% sobre 2017. O que lhe garantiu a terceira posição no ranking da Abracorp.

A Gol liderou em vendas, com 32,9% de share e R$ 1,3 bilhão de receita (+20,29%). Já a Azul ficou em segundo lugar, com R$ 1,24 bilhão em vendas, 31% de share e crescimento de 22,6%.


Rodrigo Vieira
John Rodgerson, presidente da Azul
John Rodgerson, presidente da Azul
Em número de bilhetes vendidos, a Latam pula para a segunda posição, com 27,3% de share, venda de 1,6 milhão de passagens, mas queda de 2,7% sobre 2017.
A Gol lidera com quase 2 milhões de bilhetes vendidos (+11,4%) e Market-share de 33,7%. E a Azul fica em terceiro, com 26,4% de participação, 1,56 milhão de passagens vendidas e crescimento de 7,4%.

A Avianca Brasil fica em quarto lugar nos dois quesitos. Vendeu 706 mil bilhetes (queda de 2,6%) e R$ 377 milhões (+9,4%). A Passaredo vendeu R$ 13 milhões (-25%) e a Map R$ 10 milhões (+15,6%).

TARIFA MÉDIA

O preço médio do bilhete pago pelas associadas Abracorp foi de R$ 799 na Azul (vale lembrar que é a empresa com mais destinos operados no Pais, muitos deles exclusivos), R$ 706 na Map, R$ 665 na Gol, R$ 660 na Passaredo, R$ 648 na Latam (o que explica a terceira colocação em vendas) e R$ 533 na Avianca Brasil.

A tarifa média da Abracorp no aéreo nacional subiu de R$ 602 em 2017 para R$ 680 em 2018, uma recuperação de 12%, comemorada pela indústria.

O aéreo nacional respondeu por 39% das vendas da Abracorp em 2018, chegando a R$ 4 bilhões (+15,4%).

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Artur Luiz Andrade

Conteúdos por

Artur Luiz Andrade

Artur Luiz Andrade tem 18729 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Artur Luiz Andrade é editor-chefe da PANROTAS, jornalista formado pela UFRJ e especializado em Turismo há mais de 30 anos.