Felippe Constancio   |   20/09/2016 18:47

São Paulo prepara ofensiva em captação de eventos para 2017

Com mais de 18 mil eventos registrados no banco de dados do São Paulo Convention & Visitors Bureau (SPCVB), a capital financeira do Brasil é a cidade que mais sediou e sedia eventos no país, mas isso não quer dizer que sua posição seja confortáve

Com mais de 18 mil eventos registrados no banco de dados do São Paulo Convention & Visitors Bureau (SPCVB), a capital financeira do Brasil é a cidade que mais sediou e sedia eventos no País, mas isso não quer dizer que o órgão esteja satisfeito com a posição.

Para 2017, além de aproveitar o aplicativo do Calendário de Eventos, que será lançado no próximo mês, o SPCVB espera ter em andamento sua ofensiva na captação de eventos, conforme observou o presidente da entidade, Toni Sando (foto), durante a feira Equipotel, em São Paulo, esta terça-feira (20).

Felippe Constancio

"Temos tido muita prospecção, mas a conversão não anda na mesma proporção. A proposta é de implementar a equipe técnica, fazendo com que tenhamos cada vez mais profissionais na área de captação para enfrentar a grande concorrência que existe hoje em outros mercados e realizar algumas ações promocionais - como a que estamos lançando hoje", disse o executivo, apontando a ação feita entre o bureau e a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), "SP Somos Todos Happy Hour".

"A partir do horário de verão, bares e restaurantes terão petiscos e cortesias para estimularem a ocupação. São ações promocionais como essa que traremos cada vez mais."

Ao apresentar dados do segmento de Mice da cidade, Sando enfatizou a liderança da cidade como sede de eventos sem deixar de mencionar os desafios.

"Neste ano, o número total de eventos deve ficar quase igual ao do ano passado (cerca de 2,5 mil). Embora com o mercado cada vez mais competitivo, São Paulo ainda permanece líder, incluindo nos eventos internacionais. O Bureau trabalha com médio e longo prazo, já que eventos internacionais esperam o cenário econômico melhorar para assinar acordos. Embora a Olimpíada tenha trazido boa imagem do Brasil lá fora, isso tem sido pontual. É preciso mais esforço, principalmente do setor público, em promover o Brasil no Exterior de uma forma mais consistente. Isso ainda é uma pendência porque falta recurso e gente."

CONCORRÊNCIA X PARCERIA
Segundo o executivo, é importante que os demais destinos aproveitem a alta do Rio de Janeiro pós-Jogos Olímpicos. A Cidade Maravilhosa favorece a vinda de eventos estrangeiros, e o setor privado deve se mobilizar para promover outros lugares.

"Aqui a gente está fazendo um trabalho com o Rio para fazer uma dobradinha mesmo, fazer captação de evento junto, para oferecer São Paulo e Rio de Janeiro... eventualmente uma feira aqui e um congresso lá, ou feira lá e congresso aqui. Queremos mostrar que entre São Paulo e Rio tem uma avenida."

Alex Ferro

Contudo, Sando admite que o bureau paulistano está de olho na capacidade dos hotéis em relação ao Rio. "Essa é uma coisa que a gente está atento. Antes da Olimpíada, o Rio tinha 18 mil apartamentos, enquanto São Paulo tinha 42 mil. Hoje, o Rio tem 52 mil, enquanto São Paulo tem os mesmos 42 mil. Isso sem contar os outros meios de hospedagem que surgiram, como Airbnb e similares, que entram com uma nova capacidade de oferta alternativa. Isso acaba somando quando é para atrair um destino e acaba dividindo quando se fala de preço."

SETOR PÚBLICO

Para Sando, é fundamental a visão, por parte do setor público, do Turismo como fonte de negócios e geração de economia. "Eles deixam o Turismo em terceiro plano e acabam comprometendo não um ano, mas uma década, pois você deixa de promover o País por um certo período, enquanto outros países se promovem. Até voltar para o radar, demora muito mais."

Na última edição da IBTM, que aconteceu no começo de setembro, no México, foram apresentadas São paulo, Recife e Rio de Janeiro, enquanto o Brasil não foi apresentado como destino, como lembra Sando. "A hora que o Brasil deixa de levar um estande, acaba comprometendo um ano de trabalho naquela região onde tem todos os compradores e players da Europa."

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Felippe Constancio

Felippe Constancio tem 571 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS