Colaborador   |   13/12/2016 18:05

5 erros que podem arruinar um evento (e que você pode estar cometendo)

Para saber se você está cometendo algum deslize, confira os erros mais comuns apontados pela agência de eventos corporativos Acorde Cultural

chintermeyer/Flickr

Para organizar eventos corporativos de qualidade é preciso muita atenção a todos os detalhes, mesmo que trate-se de apenas uma pequena reunião com o cliente. A verdade é que qualquer coisa mal planejada, por menor que pareça, vai refletir diretamente no sucesso do evento a ser realizado - sem contar que, no caso dos eventos corporativos, o sucesso ou não deste está diretamente ligado ao nome da organização, fazendo com que o menor deslize não seja esquecido tão facilmente.

Para saber se você está cometendo algum deslize, confira os cinco erros mais comuns na hora de organizar um evento corporativo apontados pela agência de eventos Acorde Cultural:

FALTA DE OBJETIVO
Thomas Bartherote/Flickr
Afinal, por que se deseja reunir aquele determinado grupo de pessoas? É preciso deixar claro qual o motivo do evento corporativo estar acontecendo - mesmo que se trate apenas de um happy hour ou pequena comemoração pelo sucesso de um setor. Quem está envolvido e for convidado a participar precisa entender o motivo de estar ali. Se o evento não tiver um objetivo preciso, determinar todo o resto fica ainda mais complicado - e o resultado pode ter diversos comentários como “ainda não entendi porque estamos aqui hoje."

ORÇAMENTO RESTRITO
Começar a organizar um evento corporativo determinando primeiro o orçamento disponível pode gerar certa dor de cabeça no final - principalmente se a empresa sequer tiver definido qual será o objetivo da comemoração ou reunião a ser realizada.

Determinar o orçamento antes de tudo pode fazer com que tenha que se contratar serviços de menor qualidade ou até mesmo dispensar determinadas coisas que seriam essenciais para o bom andamento do evento como um todo. Portanto, primeiro determine o objetivo do evento e depois passe a pensar nos gastos envolvidos.

OPTAR PELO MAIS BARATO
Como o mercado de eventos está em crescimento, é natural que surjam a todo momento novos fornecedores repletos de promessas. No entanto, essas ocasiões estão diretamente relacionadas à imagem de sua empresa, então é melhor tomar cuidado e não economizar nesse sentido – o que tende a acontecer principalmente se o passo anterior não for observado.

Prefira profissionais experientes que já lidaram com eventos semelhantes ao seu para evitar transtornos e gafes. O melhor é sempre desconfiar de fornecedores com preços muito baixos e investigar a fundo a qualidade do serviço que prometem oferecer.

BUFFET FORA DO PADRÃO
manguzmo/Flickr
Cada formato de evento exige um estilo de buffet diferente, que normalmente segue a mesma tendência do que está sendo realizado.

Um happy hour com pratos muito chiques e demorados fará com que os colaboradores não se sintam muito à vontade, principalmente porque esse tipo de evento tende a reunir profissionais de várias hierarquias. Da mesma forma que um coquetel para divulgação de novos produtos precisa contar com comidinhas rápidas mas também requintadas.

Outro erro comum é não acertar na quantidade de bebidas e alimentos disponíveis. Para garantir, é sempre bom apostar em comprar uma quantia extra.

FALTA DE MÉTRICAS
Como saber se o evento atingiu o objetivo desejado? E mais, como determinar se suas escolhas estão de acordo com o padrão que se pretende apresentar aos envolvidos? Antes de fazer qualquer contato com fornecedores é preciso determinar como será avaliado o resultado final do evento e também o que é preciso saber antes de começar a planejá-lo.

Locais abertos exigem pesquisas sobre clima enquanto que eventos de grande porte precisam de uma pesquisa de satisfação para que se saiba se o objetivo foi atingido. Então nunca se deve esquecer das métricas na hora de planejar seu evento corporativo.

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Nascida em 2002, a Acorde Cultura Produções e Eventos é uma agência atuante no mercado de eventos corporativos que oferece serviços especializados e de acordo com cada empresa. Sediada em Campinas, interior de São Paulo, a agência trabalha com clientes em todo o País, com empresas como CPFL, Hotel Meliá Angra Marina e Roche em seu portfólio.

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