Rafael Faustino   |   17/02/2017 08:33

Atelier H: conheça o novo espaço de eventos do Novotel no centro de Paris

No Novotel Les Halles, na região central da capital francesa, um novo conceito foi inaugurado ao final do ano passado para tornar mais agradável toda a estrutura corporativa

Divulgação/Accor Hotels
O Studio Jenkins, batizado homenageando o pioneiro da sétima arte, Charles-Francis Jenkins, dá um grande charme a reuniões privadas
O Studio Jenkins, batizado homenageando o pioneiro da sétima arte, Charles-Francis Jenkins, dá um grande charme a reuniões privadas

Salas monocromáticas, clima completamente formal, alimentação padronizada (quando há)... claro que um ambiente de negócios precisa ser, no mínimo, sério e dispor de boa infraestrutura. Mas isso impede que seja também criativo e descontraído?

No Novotel Paris Les Halles, da Accor Hotels, na região central da capital francesa, um novo conceito foi inaugurado ao final do ano passado para tornar mais agradável toda a estrutura corporativa. As salas de reunião ganharam um ar retrô, com objetos antigos (que funcionam) como vitrolas e televisões, a cozinha ganhou um ar informal e todo o ambiente ganhou inspiração artística. Tudo isso em um hotel que fica de frente a um grande mercado aberto e a poucos minutos de caminhada do Louvre.

O espaço foi batizado de Atelier H, letra que se refere à assinatura do arquiteto Jim Hamilton, responsável pela reformulação. São mais de 600 metros quadrados divididos em sete ambientes, que comportam ao todo 250 pessoas. Além de duas cozinhas, uma em cada andar, integradas aos próprios ambientes de eventos. O maior dos ambientes, subdivisível em três, comporta até 70 pessoas sentadas ou 100 em pé, para conferências maiores, coquetel ou jantar. Há também salas com varandas e vista para o Canopeé, uma grande área comercial e de passeio inaugurada recentemente em Les Halles.

Divulgação/Accor Hotels
Uma das configurações possíveis no maior espaço do hotel
Uma das configurações possíveis no maior espaço do hotel

Os próprios ambientes são temáticos: a sala Bell, por exemplo, prima pelos telefones antigos – homenageando o inventor Graham Bell –, enquanto a Edison rememora os primeiros aparelhos de rádio. Na Studio Jenkins, televisores clássicos protagonizam a decoração. Mas não se engane pelo clima nostálgico: há equipamentos dos mais modernos. Televisão com touch screen para apresentações, equipamento de videoconferências, internet de fibra ótica são alguns dos exemplos.

Segundo a gerente de Vendas de Conferências do Novotel Paris Les Halles, Marion Simony, que guiou a reportagem do PANROTAS Corporativo em visita ao espaço, a intenção é equilibrar mais o perfil dos hóspedes do hotel, hoje muito concentrado em lazer. E, para isso, o trade será referência. “Em geral, temos um perfil de reservas diretas. Mas queremos nos aproximar mais de agências para ter não só eventos, mas hóspedes que venham a negócios e fiquem conosco”, comentou.

COZINHA
Rafael Faustino
Informalidade e e variedade: o cardápio do Atelier H muda todos os dias
Informalidade e e variedade: o cardápio do Atelier H muda todos os dias
A gastronomia é outro diferencial do espaço. Todos eventos dão acesso à dispensa, sempre abastecida, e a petiscos e bebidas leves. O cardápio, segundo Marion, muda todos os dias. “Almoços e jantares podem ser realizados nas salas, na varanda aberta ou no próprio restaurante do hotel”, explica. A configuração dos ambientes, até mesmo o estilo das cadeiras, é personalizável.

O LOCAL
Não é apenas o espaço de eventos do Novotel que passa por mudanças. Todo o bairro de Les Halles, considerado um “centro velho” de Paris está em constante transformação, com obras de revitalização sendo promovidas pelo governo local. O Canopeé, reinaugurado recentemente, é um dos maiores exemplos, funcionando onde, no início do século 20, estava o maior mercado a céu aberto de Paris.

Wikicommons/Jmdigne
O Canopeé, no bairro de Les Halles
O Canopeé, no bairro de Les Halles

A modernização, assim como a localização estratégica, é usada como atrativos para a unidade. Além de bem próximo do Louvre, o Novotel Paris Les Halles também dá acesso rápido aos principais pontos turísticos, como o Arco do Triunfo e a Torre Eiffel, e ao vultuoso Museu de Arte Moderna. Para locais mais distantes, a vantagem é o hotel estar a poucos passos da estação Chatelet Les Halles, a maior estação subterrânea do mundo, que conecta diversas linhas de metrô e trem – inclusive a que dá acesso ao aeroporto Charles de Gaulle.

Confira abaixo mais fotos do espaço de eventos:

*O PANROTAS Corporativo hospedou-se no Novotel Paris Les Halles a convite da Accor Hotels

Tópicos relacionados