Satisfação do viajante é responsabilidade só do gestor?
O tema foi debatido durante o Delta Business Seminar, em São Paulo
![Viviânne Martins (Academia de Viagens) e Fernão Loureiro (Philips) participaram de debate durante o Delta Business Seminar](https://cdn.panrotas.com.br/portal-panrotas-statics/media-files-cache/268371/c3173f3560aa43567bc2eb1b80cd3421dsc9813/0,20,1280,764/670,400,0.36/0/default.jpg)
“É claro que, como gestor, procuro tornar a vida dos viajantes mais fácil, atendê-los e ouvi-los no mesmo momento em que me procuram, mas é importante frisar que a satisfação deles é parte de um processo maior, que envolve a relação desses funcionários com a empresa como um todo (incluindo o segmento de RH e financeiro), e a forma como eles se sentem integrados com a equipe”, destaca Loureiro.
A sócia-diretora da Academia de Viagens, Viviânne Martins, destaca que os fornecedores também têm sua parcela de responsabilidade na satisfação dos viajantes. “Muitas companhias aéreas, como é o caso da Delta, realizam testes para identificar os momentos do estresse dos viajantes e usam essa medição para introduzir medidas que aliviem a preocupação deles, favorecendo o rastreamento de bagagens e minimizando as filas de embarque ou espera no raio-x, por exemplo. O mesmo vale para os hotéis que investem em processos de check-in sem fila e outros serviços facilitadores", comenta Viviânne.