O que os viajantes corporativos valorizam ao escolher um hotel? Estudo da BCD revela
Relatório da TMC traz insights sobre comportamentos de reserva e experiências durante viagens a trabalho

A BCD Travel entrevistou recentemente 1.035 viajantes corporativos em todo o mundo para entender melhor a escolha de hotéis e outros tipos de acomodação, bem como seus comportamentos de reserva e experiências durante viagens a trabalho.
Preferências de acomodação
A maioria dos viajantes opta por hotéis de categoria média (3 estrelas) ou de alto padrão (4 estrelas) em viagens corporativas. A localização do hotel (77%) é um fator decisivo na escolha, seguida pela política da empresa (56%) e o custo (53%). Aqueles que ocasionalmente se hospedam em apartamentos afirmam que esse tipo de acomodação é mais conveniente para estadas longas, oferecendo mais espaço e a possibilidade de cozinhar e lavar roupas.
Pesquisa, reserva e pagamento
Mais de três quartos dos viajantes usam a ferramenta de reservas on-line da empresa (OBT) para buscar acomodações, enquanto um terço utiliza sites ou aplicativos de hotéis. Na hora de reservar, 84% usam o OBT da empresa, um em cada cinco reserva diretamente pelo site do fornecedor e um em cada dez liga para o hotel. Três quartos utilizam cartão corporativo para pagamento. Cartões virtuais são raramente usados. Três quartos dizem que o empregador define limites de tarifa para hotéis, 10% dizem que não há limites e 18% não sabem se há ou não.
“Um programa de hotel eficiente nunca é estático. É uma estratégia dinâmica moldada por monitoramento contínuo de tarifas, percepções dos viajantes e ajustes ágeis. Ao adotar uma abordagem de sourcing dinâmico, os gestores de viagens podem responder em tempo real às mudanças nas necessidades e no mercado, criando programas que geram economia, conquistam a confiança dos viajantes e incentivam a adesão"
Teri Miller, vice-presidente executiva da Equipe Global de Clientes da BCD
Comportamento dos viajantes
As preferências pessoais influenciam fortemente a escolha de hotéis: 77% preferem redes com padrões de serviço familiares e 73% se hospedam no mesmo hotel ao visitar repetidamente um destino.
Wi-Fi e café da manhã são os serviços mais utilizados. Outras comodidades populares incluem restaurantes e bares no local, estacionamento, academias e check-in/check-out flexíveis. Viajantes também valorizam recursos voltados ao bem-estar, como água engarrafada gratuita, academias, piscinas, spas e opções de alimentação saudável.
Hotéis que oferecem programas de fidelidade também são bem-vistos, especialmente na América do Norte, onde até 99% participam de algum programa. No geral, oito em cada dez fazem parte de pelo menos um programa, e muitos estão inscritos em dois ou mais. Dois terços frequentemente escolhem hotéis alinhados aos seus programas de fidelidade. Três quartos dizem que a empresa permite que fiquem com os pontos acumulados nas viagens corporativas, enquanto 21% não têm certeza.

Desafios
Apesar de 70% estarem satisfeitos com a política de hotéis da empresa e seus fornecedores preferenciais, ainda há espaço para melhorias. Problemas comuns incluem wi-fi lento, café da manhã não incluído na tarifa, quartos ultrapassados e camas desconfortáveis.
Um terço dos entrevistados não relatou desafios no processo de reserva. Entre os que relataram, o maior problema é o limite de tarifa insuficiente definido pelo empregador.
A segurança ainda é uma preocupação. Três em cada dez disseram que não se sentiram seguros na localização do hotel, e sete em cada dez trancam a porta duas vezes ao se hospedarem.
Sustentabilidade
Metade dos viajantes raramente ou nunca considera fatores ambientais ao reservar hotéis. Quatro em cada dez não levam nenhum aspecto sustentável em consideração. Apenas um em cada cinco procura características como certificação ecológica, redução de plásticos descartáveis, baixa emissão de carbono, economia de água ou limpeza limitada.
“Os hotéis podem não ser os principais responsáveis pelas emissões de carbono em um programa de viagens, mas ainda são parte essencial de uma estratégia de sustentabilidade holística”, afirmou a vice-presidente sênior de Soluções Hoteleiras da TMC, April Bridgeman.
“Muitos viajantes não consideram sustentabilidade ao buscar hotéis porque a maioria das ferramentas de reserva não oferece orientações claras nessa categoria. Recomendamos que os clientes integrem a sustentabilidade no processo anual de sourcing de hotéis e comuniquem claramente as expectativas e metas aos viajantes para ajudá-los a fazer escolhas mais conscientes", complementa.
O relatório completo pode ser acessado neste link.