Renato Machado   |   15/08/2016 19:15

Sebrae-SP: MPEs apresentam recuo recorde no 1º sem

O Sebrae-SP divulgou, nesta segunda-feira, os indicadores do semestre para faturamento de micro e pequenas empresas (MPE) no Estado de São Paulo. O segmento apresentou queda de 13,2% em relação ao mesmo período de 2015, a maior taxa de queda para um mesmo intervalo desde

O Sebrae-SP divulgou, nesta segunda-feira, os indicadores do semestre para faturamento de micro e pequenas empresas (MPE) no Estado de São Paulo. O segmento apresentou queda de 13,2% em relação ao mesmo período de 2015, a maior taxa de queda para um mesmo intervalo desde 2002.

A elevação do desemprego, a queda no rendimento real dos trabalhadores e os níveis baixos de confiança afetaram significativamente os resultados dos micro e pequenos empresários paulistas, afirma o Sebrae.

A queda de 13,2% na receita real (já descontada a inflação) para o primeiro semestre de 2016 é a pior desde 2002, quando o indicador apresentou redução de 17,9% ante o período de 2001.



Por setores, os resultados para o faturamento das MPEs foram -15,3% para indústria, -11,2% para comércio e -14,7% para serviços. No total, os micro e pequeno empresários paulistas faturaram nos primeiros seis meses do ano R$ 275,3 bilhões – queda de R$ 41,7 bilhões.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Renato Machado

Renato Machado tem 1403 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS