Brunna Castro   |   09/05/2017 12:25

Abracorp: aéreo internacional cresce 21,3% no 1º trimestre

O segmento de viagens corporativas demonstrou reaquecimento durante o primeiro trimestre de 2017, puxado principalmente pelos resultados do setor aéreo nacional e internacional.

Pixabay
O segmento de viagens corporativas demonstrou reaquecimento durante o primeiro trimestre de 2017, puxado principalmente pelos resultados do setor aéreo nacional e internacional. É o que indica a pesquisa de vendas realizada pela Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp) com suas 30 associadas. Segundo a entidade, o faturamento total do período teve alta de 10,2%.

O aéreo internacional teve crescimento de 21,3% nas vendas no período, atingindo um faturamento de mais de R$ 876,3 milhões. A Abracorp destaca o desempenho positivo da Tap, com maior crescimento na rota para a Europa (72,5%), e da Delta (54,2%), por conta rota Brasil-Estados Unidos.

O faturamento do aéreo também teve alta no período, com crescimento de 13,1%. O total das vendas no primeiro trimestre para o setor foi de mais de R$ 1 bilhão. A associação aponta como destaque o desempenho da Avianca, que teve alta de 25,7%. No entanto, a Gol permanece na liderança, tanto no quesito de bilhetes emitidos como de receita.

HOTELARIA

A hotelaria nacional teve queda de 10,7% nas vendas do primeiro trimestre, com o faturamento indo de R$ 442,1 milhões para R$ 394,6 milhões. O preço da diária média caiu 3,2% - de R$ 225 para R$ 218. Para a Abracorp, a discrepância em relação ao segmento aéreo está relacionada às mudanças nas agendas dos executivos e empresários, com redução no tempo de permanência no destino com o objetivo de economizar.

A queda também foi registrada na hotelaria internacional, com retração de 9,7%. O faturamento, portanto, oscilou de R$ 95,6 milhões para R$ 86,4 milhões. O resultado, para a Abracorp, também está relacionado à "austeridade das empresas no agendamento de viagens ao Exterior, além do suposto impacto dos meios de hospedagem alternativos".
Pixabay

MEIOS DE PAGAMENTO
Em relação aos meios de pagamento, a Abracorp destaca que 66,3% das vendas do aéreo foram realizados com cartão, contra o faturado de 33,7%. Na hotelaria e serviços, no entanto, o faturado liderou, com 52,9%.

LOCAÇÃO E TRANSFERS
O setor de locação nacional teve queda de 6,2%, de R$ 38,6 milhões para R$ 36,2 milhões. A pesquisa indica Avis (66,3%), Movida (4,3%) e Localiza (3,1%) como destaques positivos. A locação internacional, por sua vez, teve retração de 30,6%, de R$ 10,4 milhões para R$ 7,2 milhões. Nesse cenário, a Hertz aparece como líder absoluta, segundo a pesquisa, que também destaca a inserção da Movida no mercado corporativo internacional.

O segmento de transfers, tanto nacional como internacional, cresceu 138,6% no período avaliado pelo estudo.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Brunna Castro

Brunna Castro tem 1010 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS