Felippe Constancio   |   24/08/2016 12:33

Falta de gestão "arrojada" leva centro Ulysses Guimarães à 4ª reforma

Localizado no centro do Plano Piloto, Distrito Federal, o Centro de Convenções Ulysses Guimarães é novamente tema de consulta pública até a próxima segunda-feira (29) para um novo modelo de negócios.


Divulgação Centro de Convenções Ulysses Guimarães

Localizado no centro do Plano Piloto, Distrito Federal, o Centro de Convenções Ulysses Guimarães é novamente tema de consulta pública até a próxima segunda-feira (29) para um novo modelo de negócios.

Após sua última proposta de modelo de concessão passar por alterações no Tribunal de Contas do Distrito Federal, a unidade responsável por fiscalizar as parcerias público-privadas do governo de Brasília decidiu estender a consulta a empresários e interessados na pareceria. A população pode sugerir alterações no contrato que concederá a administração do espaço para um parceiro privado pelos próximos 20 anos.

Inaugurado em março de 1979, o centro de convenções foi reformado e ampliado em 2000 e reinaugurado em setembro de 2005. Atualmente tem capacidade para 9,4 mil pessoas e abrange uma área de 54 mil metros quadrados, sendo 37 mil de área construída que inclui cinco auditórios, 13 salas modulares para reuniões, cafeterias, salas vip, camarins, posto média e área de exposições.

De acordo com o governo de Brasília, apesar do potencial, o centro de convenções "carece de gestão arrojada, sobretudo na capacitação de eventos, para que retome a sua função de fomento do trade turístico, que é fonte geradora de oportunidades de negócios e de empregos direitos e indiretos, o que reforça o impacto positivo da atividade turística na economia do Distrito Federal".

MUDANÇAS
De acordo com o Tribunal do Contas, entre as mudanças no projeto que visa um modelo de concessão ao centro está o tempo de parceria, que caiu de 30 para 20 anos. As obras iniciais que o concessionário deve fazer também mudaram. Em um primeiro momento, o parceiro ficaria responsável pela construção de restaurante, de cozinha e de estacionamento particular com mil vagas, além da ampliação do estacionamento público, da manutenção e da infraestrutura do empreendimento.

Atualmente, o estacionamento tem capacidade para 120 carros e conta com seis vagas para ônibus.

No caso da infraestrutura, o concessionário terá a responsabilidade no combate a incêndio e a vigilância eletrônica do lugar, além de renovar o sistema elétrico e de ar-condicionado e reformar os banheiros. A vencedora do certame deverá, ainda, revitalizar a Praça dos Namorados para deixar a área apta a receber o público.

O prazo para concluir os trabalhos era de dois anos. Contudo, o restaurante e o estacionamento subterrâneo foram descartados no processo, conforme sugestões em consulta pública e em audiência pública anteriores.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Felippe Constancio

Felippe Constancio tem 571 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS