Leonardo Ramos   |   05/12/2018 11:35

Foz do Iguaçu simplifica burocracia para captar mais eventos

Eventos de até 400 pessoas são isentos de alvará e documentação, assim como encontros em espaços licenciados da prefeitura (estes de qualquer porte); detalhes

O prefeito Chico Brasileiro, de Foz do Iguaçu (PR), assinou ontem (4) um novo decreto que deve simplificar procedimentos para a obtenção de alvará, medida que, de acordo com comunicado, deve impulsionar a captação de eventos na cidade paranaense.

Christian Rizzi
Prefeito de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro, assina decreto que simplifica realização de eventos na cidade
Prefeito de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro, assina decreto que simplifica realização de eventos na cidade

"Com esse novo decreto os organizadores e promotores de convenções, feiras e congressos do País terão um ambiente favorável para realizarem eventos na cidade”, analisou Chico Brasileiro. Ele adianta ainda que deve debater com o setor e com a Câmara meios de aperfeiçoar a legislação para otimizar a realização de eventos na cidade.

LEIA MAIS
Gol terá voo direto entre Recife e Foz do Iguaçu em dezembro
Em busca de consolidação, Foz (PR) sedia evento de turismo termal

“De forma participava, após exaustivas discussões, construímos a melhor legislação de eventos do Brasil", decretou o prefeito, revelando que as negociações pré-decreto envolveram várias secretarias municipais, entidades representativas do setor, organizadores de eventos, hotelaria, e entidades como Sindhoteis, Visit Iguassu e o Conselho Municipal de Turismo (Comtur).

O QUE MUDA

Espaços Licenciados
De acordo com o prefeito, a mudança mais significativa com o decreto foi a isenção do alvará para qualquer tipo de evento, de todos os portes, quando os mesmos forem realizados nos espaços licenciados pela Fazenda Municipal de Foz do Iguaçu, além de possuírem o código CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) para atividades de eventos.

"Para os eventos que acontecerem nesses estabelecimentos, só será exigida a documentação dos organizadores de eventos e ARTs se houver alteração do layout do espaço para montagem de estruturas", decretou a prefeitura de Foz.

Eventos de pequeno porte liberados
Para quem planeja eventos de pequeno porte na cidade a notícia também é boa. O decreto prevê que todos os encontros para no máximo 400 pessoas, independentemente do local de realização, estarão dispensados da apresentação de documentação, e isentos da taxa de alvará.

Assim, para quem quer realizar um evento do tipo em Foz do Iguaçu, basta preencher o Comunicado de Realização de Evento de Pequeno Porte, e enviá-lo por e-mail para a Secretaria de Turismo da cidade. Se o evento tiver que recolher ISSQN (Imposto sobre serviços de qualquer natureza), a Secretaria da Fazenda emitirá boleto para seu pagamento.

Simplificação do alvará

Com as mudanças promovidas pelo decreto, o protocolo da solicitação de alvará de eventos deverá ser feito com cinco dias úteis de antecedência, diretamente na Secretaria de Turismo da cidade. O órgão da prefeitura será responsável por emitir a dispensa da vistoria, além de encaminhar para a Fazenda os processos sobre os quais incidirá tributação de ISSQN. São dispensados também a autenticação e o reconhecimento de firma dos documentos exigidos.

"Isso deverá facilitar a captação de eventos tornando Foz do Iguaçu um destino ainda mais competitivo nesse segmento”, afirmou ainda o secretário de Turismo, Indústria, Comércio e Projetos Estratégicos da cidade, Gilmar Piolla.

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias