Guilherme Alcorta   |   19/11/2025 12:52
Atualizada em 19/11/2025 12:56

IBTM: Embratur trabalha aproximação com players e captações estratégicas de eventos; fotos

PANROTAS participa de feira global do segmento Mice segue até quinta-feira (20) em Barcelona, na Espanha


PANROTAS / Guilherme Alcorta
Cintia Hayashi, Coodenadora de Turismo de Negócios e Eventos (Mice), da Embratur
Cintia Hayashi, Coodenadora de Turismo de Negócios e Eventos (Mice), da Embratur

BARCELONA - Entre terça-feira (18) e quinta (20), a Embratur marca presença na IBTM World 2025, uma das principais feiras globais do segmento Mice (Reuniões, Incentivos, Conferências e Exposições/Eventos), realizada em Barcelona, na Espanha. Com novo formato de estande, a Agência aposta na cultura brasileira para estreitar relacionamento com clientes e captar novos.

Veja o álbum de fotos abaixo

Instalado no Pavilhão Brasil, o espaço reúne 24 coexpositores, entre destinos turísticos, redes hoteleiras, operadoras DMCs, companhias aéreas e centros de convenções. Participam também estados e cidades como Ceará, Salvador, São Sebastião (SP) e Paraná, além de organizações como Visit Iguassu, Visit Rio Convention Bureau e Visite São Paulo Convention Bureau.

Segundo Cintia Hayashi, coodenadora de Turismo de Negócios e Eventos (Mice) da Embratur, em entrevista ao Portal PANROTAS, além do crescimento do número de coexpositores, a diversidade é essencial para a estratégia da Embratur na feira.

"Conseguimos colocar na vitrine os produtos do Brasil com quem está na linha de frente, com uma variedade de players que representam o Mice brasileiro, além da Embratur que tem uma agenda de reuniões que visa, também, apresentar esses produtos que estão aqui"

Cintia Hayashi, coodenadora de Turismo de Negócios e Eventos (Mice) da Embratur

O novo formato de estande nas feiras foi inaugurado na WTM Londres, agora em novembro, com sua segunda aparição - e a primeira no segmento Mice - durante a IBTM. Além de apresentar a riqueza e identidade cultural do País, a arquitetura acaba sendo estratégica.

"Na competição com outros países que estão sempre presentes, é possível ver a gente de longe com a Marca Brasil. Queremos trazer a autenticidade brasileira, uma arquitetura diferenciada que apresenta a nossa essência, como o cobogó. Aqui é onde a gente convida os clientes a entender a alma do Brasil", disse ela.

Outros destaques do estande

PANROTAS / Guilherme Alcorta
José Guilherme Alcorta, da PANROTAS, e Cintia Hayashi, da Embratur
José Guilherme Alcorta, da PANROTAS, e Cintia Hayashi, da Embratur

Ao longo dos três dias de programação, a Embratur promoverá o Destination Experience, uma programação especial com ativações de 20 minutos cada, apresentadas pela Embratur, destinos brasileiros e empresas coexpositoras. "Nesses momentos nós recebemos buyers selecionados e de mercados estratégicos, segundo o Plano Brasis, para ampliar seu conhecimento sobre o Brasil, estreitando o relacionamento", destacou Cintia.

Outros momentos são o brinde com caipirinha, em que o estande da Embratur aproveita para estreitar relacionamentos com clientes através da cultura brasileira em um momento descontraído, e a campanha através do Brazil Travel Specialist (BTS), plataforma de capacitação voltada a operadores, agentes e organizadores de eventos, que se tornam - como diz o nome - especialistas no Brasil e no segmento Mice.

"Estamos recebendo os profissionais certificados pelo programa, que são presenteados com produtos brasileiros sustentáveis, numa forma de reconhecimento e aproximação, além de divulgar ainda mais o programa"

Cintia Hayashi, coodenadora de Turismo de Negócios e Eventos (Mice) da Embratur

Veja fotos do estande da Embratur na IBTM abaixo:


Brasil é Top 15 em eventos internacionais

O trabalho da Embratur no Mice fez com que o Brasil retornasse ao Top 15 da ICCA (Internacional Congress and Convention Association). A Agência é membro há anos e utiliza a associação para pesquisas de congressos e captar eventos com estratégia.

Mas além disso, a plataforma permite realizar o mapeamento dos eventos recebidos no Brasil - neste sentido, a Embratur é responsável em alimentar essa base com encontros que acontecem no País, seguindo alguns critérios.

Cintia destaca que, além do retorno para o Top 15, o número de cidades brasileiras que receberam algum evento internacional aumentou nos últimos anos. Em 2023, eram 26 cidades-sede, enquanto 2024 foram 42, um aumento de 61%.

"Através desse número, conseguimos mostrar para os clientes internacionais a realidade de crescimento Mice no Brasil. Demonstra que organizadores de eventos de fora estão levando seus eventos, o que aprimora o nosso marketing internacional no Mice"

Cintia Hayashi, coodenadora de Turismo de Negócios e Eventos (Mice) da Embratur

Estratégicas na captação de eventos

PANROTAS / Guilherme Alcorta
Cintia Hayashi, da Embratur
Cintia Hayashi, da Embratur

Para tornar a prospecção de eventos ainda mais eficiente, a Embratur criou o Mice Map, ferramenta que identifica os setores econômicos fortalecidos no Brasil, entre eles agronomia, tecnologia, ciências da saúde, farmacêutica, eletrônicos, logística, bioeconomia e energia renovável. O mapa mostra onde cada setor tem maior representatividade no território nacional, o que facilita a abordagem a associações internacionais.

"Queremos gastar a energia de captação de eventos de forma eficiente. Com o mapa, a gente consegue oferecer ao cliente o local certo, em que o Brasil é forte economicamente, o que facilita a captação"

Cintia Hayashi, coodenadora de Turismo de Negócios e Eventos (Mice) da Embratur

A importância em captar o turista Mice

Segundo Cintia, dados mostram que os turistas de eventos e negócios gastam, em média, três vezes mais que um turista a lazer. "Então é estratégico para nós investir neste público", explicou.

Além disso, é um público qualificado: "O turista Mice vem ao Brasil para congressos de diversos ramos. Eles tem necessidades diferentes do turista de lazer, o que justifica o maior gasto"

Estratégia Mice na Europa

Entre janeiro e setembro de 2025, o Brasil recebeu mais de 1 milhão de visitantes europeus, crescimento de 20,11% em relação ao mesmo período do ano anterior. A Espanha, país-sede da IBTM, registrou aumento de 24,82% no envio de turistas ao Brasil.

A conectividade aérea entre os dois países também se fortaleceu, com 2.614 voos previstos para 2025 e mais de 815 mil assentos disponíveis, partindo de Madri e Barcelona para destinos como Guarulhos, Rio de Janeiro, Salvador, Campinas e Recife.

Diante disso, a participação na IBTM também fortalece a presença do Brasil em um mercado que movimenta mais de US$ 870 bilhões anuais e deve ultrapassar US$ 945 bilhões em 2025, gerando mais de 36 milhões de empregos diretos e indiretos.

A PANROTAS viaja com proteção GTA.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Guilherme Alcorta

Guilherme Alcorta tem 50 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS