IBTM: Embratur trabalha aproximação com players e captações estratégicas de eventos; fotos
PANROTAS participa de feira global do segmento Mice segue até quinta-feira (20) em Barcelona, na Espanha

BARCELONA - Entre terça-feira (18) e quinta (20), a Embratur marca presença na IBTM World 2025, uma das principais feiras globais do segmento Mice (Reuniões, Incentivos, Conferências e Exposições/Eventos), realizada em Barcelona, na Espanha. Com novo formato de estande, a Agência aposta na cultura brasileira para estreitar relacionamento com clientes e captar novos.
Veja o álbum de fotos abaixo
Instalado no Pavilhão Brasil, o espaço reúne 24 coexpositores, entre destinos turísticos, redes hoteleiras, operadoras DMCs, companhias aéreas e centros de convenções. Participam também estados e cidades como Ceará, Salvador, São Sebastião (SP) e Paraná, além de organizações como Visit Iguassu, Visit Rio Convention Bureau e Visite São Paulo Convention Bureau.
Segundo Cintia Hayashi, coodenadora de Turismo de Negócios e Eventos (Mice) da Embratur, em entrevista ao Portal PANROTAS, além do crescimento do número de coexpositores, a diversidade é essencial para a estratégia da Embratur na feira.
"Conseguimos colocar na vitrine os produtos do Brasil com quem está na linha de frente, com uma variedade de players que representam o Mice brasileiro, além da Embratur que tem uma agenda de reuniões que visa, também, apresentar esses produtos que estão aqui"
Cintia Hayashi, coodenadora de Turismo de Negócios e Eventos (Mice) da Embratur
O novo formato de estande nas feiras foi inaugurado na WTM Londres, agora em novembro, com sua segunda aparição - e a primeira no segmento Mice - durante a IBTM. Além de apresentar a riqueza e identidade cultural do País, a arquitetura acaba sendo estratégica.
"Na competição com outros países que estão sempre presentes, é possível ver a gente de longe com a Marca Brasil. Queremos trazer a autenticidade brasileira, uma arquitetura diferenciada que apresenta a nossa essência, como o cobogó. Aqui é onde a gente convida os clientes a entender a alma do Brasil", disse ela.
Outros destaques do estande

Ao longo dos três dias de programação, a Embratur promoverá o Destination Experience, uma programação especial com ativações de 20 minutos cada, apresentadas pela Embratur, destinos brasileiros e empresas coexpositoras. "Nesses momentos nós recebemos buyers selecionados e de mercados estratégicos, segundo o Plano Brasis, para ampliar seu conhecimento sobre o Brasil, estreitando o relacionamento", destacou Cintia.
Outros momentos são o brinde com caipirinha, em que o estande da Embratur aproveita para estreitar relacionamentos com clientes através da cultura brasileira em um momento descontraído, e a campanha através do Brazil Travel Specialist (BTS), plataforma de capacitação voltada a operadores, agentes e organizadores de eventos, que se tornam - como diz o nome - especialistas no Brasil e no segmento Mice.
"Estamos recebendo os profissionais certificados pelo programa, que são presenteados com produtos brasileiros sustentáveis, numa forma de reconhecimento e aproximação, além de divulgar ainda mais o programa"
Cintia Hayashi, coodenadora de Turismo de Negócios e Eventos (Mice) da Embratur
Veja fotos do estande da Embratur na IBTM abaixo:
Brasil é Top 15 em eventos internacionais
O trabalho da Embratur no Mice fez com que o Brasil retornasse ao Top 15 da ICCA (Internacional Congress and Convention Association). A Agência é membro há anos e utiliza a associação para pesquisas de congressos e captar eventos com estratégia.
Mas além disso, a plataforma permite realizar o mapeamento dos eventos recebidos no Brasil - neste sentido, a Embratur é responsável em alimentar essa base com encontros que acontecem no País, seguindo alguns critérios.
Cintia destaca que, além do retorno para o Top 15, o número de cidades brasileiras que receberam algum evento internacional aumentou nos últimos anos. Em 2023, eram 26 cidades-sede, enquanto 2024 foram 42, um aumento de 61%.
"Através desse número, conseguimos mostrar para os clientes internacionais a realidade de crescimento Mice no Brasil. Demonstra que organizadores de eventos de fora estão levando seus eventos, o que aprimora o nosso marketing internacional no Mice"
Cintia Hayashi, coodenadora de Turismo de Negócios e Eventos (Mice) da Embratur
Estratégicas na captação de eventos

Para tornar a prospecção de eventos ainda mais eficiente, a Embratur criou o Mice Map, ferramenta que identifica os setores econômicos fortalecidos no Brasil, entre eles agronomia, tecnologia, ciências da saúde, farmacêutica, eletrônicos, logística, bioeconomia e energia renovável. O mapa mostra onde cada setor tem maior representatividade no território nacional, o que facilita a abordagem a associações internacionais.
"Queremos gastar a energia de captação de eventos de forma eficiente. Com o mapa, a gente consegue oferecer ao cliente o local certo, em que o Brasil é forte economicamente, o que facilita a captação"
Cintia Hayashi, coodenadora de Turismo de Negócios e Eventos (Mice) da Embratur
A importância em captar o turista Mice
Segundo Cintia, dados mostram que os turistas de eventos e negócios gastam, em média, três vezes mais que um turista a lazer. "Então é estratégico para nós investir neste público", explicou.
Além disso, é um público qualificado: "O turista Mice vem ao Brasil para congressos de diversos ramos. Eles tem necessidades diferentes do turista de lazer, o que justifica o maior gasto"
Estratégia Mice na Europa
Entre janeiro e setembro de 2025, o Brasil recebeu mais de 1 milhão de visitantes europeus, crescimento de 20,11% em relação ao mesmo período do ano anterior. A Espanha, país-sede da IBTM, registrou aumento de 24,82% no envio de turistas ao Brasil.
A conectividade aérea entre os dois países também se fortaleceu, com 2.614 voos previstos para 2025 e mais de 815 mil assentos disponíveis, partindo de Madri e Barcelona para destinos como Guarulhos, Rio de Janeiro, Salvador, Campinas e Recife.
Diante disso, a participação na IBTM também fortalece a presença do Brasil em um mercado que movimenta mais de US$ 870 bilhões anuais e deve ultrapassar US$ 945 bilhões em 2025, gerando mais de 36 milhões de empregos diretos e indiretos.
A PANROTAS viaja com proteção GTA.