IBTM World 2025 aposta em tecnologia e registra presença recorde de brasileiros
Feira registra 10% de crescimento no número de expositores, chegando a quase 2,5 mil marcas em Barcelona

BARCELONA - A IBTM World 2025, feira considerada um dos mais importantes eventos globais da indústria Mice (Encontros, Incentivo, Congressos e Feiras), reúne o mundo inteiro em Barcelona, até esta quinta-feira (21), com uma edição ainda mais vibrante e inovadora.
Em entrevista ao Portal PANROTAS, Claudia Hall, diretora geral da IBTM, destacou o sucesso de mais uma edição do evento, além de sublinhar todas as novidades, os números e as perspectivas para os próximos anos. Ela estava ao lado de Natalia Hartmann, diretora de Marketing da IBTM.
“O setor está crescendo, evoluindo e mudando, e queríamos que o show refletisse isso. Criamos novas ativações, experiências imersivas, novos palcos e trouxemos palestrantes excepcionais para compartilhar insights e orientar a indústria. E o tradicional IBTM Lounge também recebeu uma nova versão neste ano: um espaço aberto para expositores e buyers, com música ambiente, áreas de descanso e pontos de encontro. Tudo isto porque não se trata apenas de fazer negócios, mas de criar memórias e inspirar”
Claudia Hall, diretora geral da IBTM
Embora os números finais de visitantes ainda não estejam consolidados, a IBTM já celebra resultados expressivos. Segundo Claudia, a feira registra 10% de crescimento no número de expositores, chegando a quase 2,5 mil marcas de destinos, hotéis, centros de convenções e fornecedores do setor.
Destaque para o número de hosted buyers, a ponto da organização precisar encerrar as inscrições por ter atingido o limite planejado. De acordo com Claudia, a lista de espera para hosted buyers é reflexo direto do interesse global e da assertividade das agendas de negócios.

Claudia diz ainda que o resultado é fruto de um ano inteiro de trabalho em tecnologia e captação. “Passamos o ano entendendo as necessidades dos expositores e buscando os buyers certos. No caso do Brasil, trabalhamos especificamente para identificar quem os expositores brasileiros desejavam encontrar, o que fez toda a diferença", complementou a diretora geral.
Para 2026, a feira permanecerá em Barcelona, e já está sendo planejada com mais experiências imersivas, entretenimento e conteúdo. “Será maior, melhor e mais divertida”, promete Claudia. “Queremos que as pessoas não apenas façam reuniões, mas que tenham prazer em estar aqui", completou ela.
Presença recorde do Brasil
A participação brasileira chamou atenção da executiva. De acordo com levantamento da IBTM, nunca houve tantos buyers brasileiros na feira. Parte desse movimento vem de esforços como os do Catalonia Tourist Board no Brasil, liderado por Jordi Solé, que atua em parceria com o evento para atrair buyers.
“O aumento mostra que nossos expositores querem, cada vez mais, encontrar compradores brasileiros. É um excelente sinal da saúde do setor de eventos no Brasil. No pavilhão do Brasil, o clima é de empolgação. O País levou 24 empresas e comemorou a qualidade das reuniões e da curadoria de agendas, extremamente valorizada pelos expositores"
Claudia Hall, diretora geral da IBTM
Inovação em foco: 80 startups e robô Ameca
Um dos destaques tecnológicos desta edição é o pavilhão de startups, que reúne 80 empresas emergentes com soluções inovadoras para o setor. Todos os dias, um grupo diferente apresenta pitches de cinco minutos para investidores, atraindo grande atenção dos participantes.
Outra atração que viralizou entre os visitantes foi a presença da robô Ameca, considerada uma das mais avançadas do mundo em interação humano-AI. “Ameca é um exemplo de como a tecnologia pode apoiar a indústria a evoluir com mais velocidade. Mas reforço: nenhuma tecnologia substitui a conexão humana. Eventos são, e continuarão sendo, sobre pessoas”, afirmou Claudia.
A PANROTAS viaja com proteção GTA.