Beatrice Teizen   |   25/07/2025 17:01

GBTA 2025: SAP Concur mostra que 89% dos budgets para viagens corporativas aumentaram

7th Annual Global Business Travel Research Report foi apresentado no terceiro dia da convenção em Denver


Rawpixel.com
SAP Concur apresentou pesquisa sobre o que os viajantes corporativos querem durante a GBTA Convention 2025
SAP Concur apresentou pesquisa sobre o que os viajantes corporativos querem durante a GBTA Convention 2025

DENVER – O 7th Annual Global Business Travel Research Report, conduzido pela SAP Concur e apresentado durante a GBTA Convention 2025, em Denver, revelou que 89% dos budgets para viagens corporativas aumentou ou foi mantido neste ano.

No entanto, esse crescimento vem acompanhado de cortes significativos: empresas estão restringindo benefícios como voos diretos, classe executiva, viagens que não envolvem contato com clientes e o modelo blended travel.

Apesar disso, a disposição para viajar está em alta. O índice de profissionais dispostos a viajar nos próximos 12 meses chega a 97%, sendo que 70% se dizem “muito dispostos”, o maior número registrado desde 2021.

O levantamento também revela que 55% dos viajantes consideram as viagens essenciais para o bom desempenho de suas funções, enquanto 39% reconhecem que, embora não indispensáveis, elas contribuem diretamente para a produtividade. Quanto à frequência, 51% dizem estar viajando na medida certa e apenas 19% gostariam de viajar mais, número significativamente menor do que os 39% registrados em 2022.

PANROTAS / Beatrice Teizen
85% afirmam estar dispostos a pagar do próprio bolso por melhorias nas viagens
85% afirmam estar dispostos a pagar do próprio bolso por melhorias nas viagens

A pesquisa mostra ainda que os viajantes esperam mais conforto nas viagens corporativas do que nas de lazer. Hotéis de alta qualidade, carros privativos e restaurantes sofisticados estão entre os itens mais valorizados. Nesse contexto, 85% afirmam estar dispostos a pagar do próprio bolso por melhorias nas viagens. Esse comportamento é ainda mais presente entre os mais jovens: 93% da Geração Z e 88% dos millennials se mostram dispostos a investir na própria experiência.

IA em destaque

A inteligência artificial foi um dos destaques da apresentação. Para a diretora sênior de Estratégia de Marketing de Viagens da SAP Concur, Misty Duran, que apresentou a pesquisa, “o futuro da IA nas viagens corporativas não é apenas sobre eficiência, é sobre criar jornadas personalizadas, contínuas e humanas que libertem os profissionais para focar no que realmente importa”.

Ainda assim, apenas 17% dos viajantes se dizem entusiasmados com sugestões automatizadas baseadas em preferências. A maioria ainda prefere manter controle sobre suas decisões.

A IA tem maior aceitação em tarefas como remarcações antes ou durante a viagem, curadoria de opções de hospedagem e transporte no momento da reserva e apoio na elaboração de relatórios de despesas. Os viajantes também apontam exigências claras quanto ao uso dessa tecnologia: proteção de dados pessoais, ausência de penalidades caso o sistema sugira algo fora da política corporativa, treinamento adequado e possibilidade de utilizar ferramentas alternativas sem IA.

PANROTAS / Beatrice Teizen
Apenas 17% dos viajantes se dizem entusiasmados com sugestões automatizadas baseadas em preferências
Apenas 17% dos viajantes se dizem entusiasmados com sugestões automatizadas baseadas em preferências

Outro ponto de atenção revelado pelo estudo é a preocupação com o uso indevido da IA. Para 41% dos gestores de viagens e 34% dos CFOs, existe a possibilidade de que colaboradores utilizem ferramentas de inteligência artificial para tentar fraudar despesas. Essa percepção também é compartilhada por 22% dos próprios viajantes. E, quando questionados sobre quem é mais fácil de enganar – um humano ou um robô –, 56% responderam que seria mais fácil burlar um ser humano.

Por fim, 86% dos viajantes acreditam que seus travel managers ainda podem fazer mais. As principais demandas incluem mais conforto durante as viagens, melhor comunicação sobre mudanças nas políticas, acesso facilitado às opções de transporte e hospedagem sustentáveis, além de maior atenção à segurança em todos os momentos da jornada.

O estudo foi feito com mais de 5 mil pessoas em 29 países, entre viajantes corporativos, gestores de viagens e CFOs,


O Portal PANRTOAS viaja a convite da GBTA, voando Delta Air Lines, com proteção Intermac

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados