Leonardo Ramos   |   27/11/2017 14:58

Uber lança Beacon para facilitar encontro do veículo em lugares lotados

Beacon no para-brisa emitirá cor escolhida pelo passageiro para facilitar sua localização

Reprodução Uber
Uma luz no para-brisa identificará o Uber com uma cor pré-selecionada pelo cliente
Uma luz no para-brisa identificará o Uber com uma cor pré-selecionada pelo cliente
Solicitar um carro do Uber no seu celular não leva, automaticamente, o motorista até você. Embora o endereço leve o Uber até o local em que se encontra, muitas vezes não é fácil achar seu motorista, principalmente em locais tumultuados ou com muitas pessoas solicitando caronas no aplicativo simultaneamente, como em aeroportos e saídas de shows.

"O ponto de encontro entre o piloto e o motorista é uma das partes mais causadoras de estresse (da viagem). Muitas vezes você está na rua esperando o carro, e pode estar frio, escuro, e você precisa ficar procurando o veículo", explicou o gerente de Produtos do Uber, Nundu Janakiram, ao site CNN Tech. "Os passageiros continuaram a nos dizer que eles estavam basicamente tentando descrever, por telefone, o ponto em que se encontrava no GPS".

Para solucionar, ou ao menos aliviar o problema, duas ferramentas foram lançadas pela empresa recentemente. Uma delas é a instalação de um dispositivo chamado Beacon no para-brisa do automóvel: ao chegar no endereço em que se encontra o cliente, uma luz no Beacon começa a piscar uma cor pré-selecionada através do aplicativo, facilitando a vida do passageiro na hora de achar o
Reprodução Youtube
A cor pode ser escolhida através do app
A cor pode ser escolhida através do app
veículo. O serviço já está disponível nas cidades de Nova York, Chicago e São Francisco, com previsão de expansão para outras localidades em que atua.

A segunda ferramenta é, na verdade, uma alteração de uma antiga funcionalidade do app: os passageiros poderão ativar um recurso de compartilhamento de sua localização através do GPS do smartphone, permitindo que o motorista vá ao ponto exato do mapa em que ele se encontra. A função, que antes era automática, foi descontinuada devido a reclamações quanto a invasão de privacidade que acarretava, uma vez que permitia a empresa rastrear o celular mesmo depois do final da corrida.

"Queríamos garantir que os nossos clientes soubessem e optassem pela opção de rastreamento, sempre tendo em mãos o poder de desligá-lo", explicou o gerente de Produtos do Uber, Nundu Janakiram. "Muitas pessoas podem ver a utilidade deste recurso, mas querem estar no controle. Esse foi um princípio crítico do app".


*Fonte: CNN Tech

conteúdo original: http://cnnmon.ie/2hNJmH4

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Leonardo Ramos

Leonardo Ramos tem 1844 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS