Uber lança Beacon para facilitar encontro do veículo em lugares lotados

|

Reprodução Uber
Uma luz no para-brisa identificará o Uber com uma cor pré-selecionada pelo cliente
Uma luz no para-brisa identificará o Uber com uma cor pré-selecionada pelo cliente
Solicitar um carro do Uber no seu celular não leva, automaticamente, o motorista até você. Embora o endereço leve o Uber até o local em que se encontra, muitas vezes não é fácil achar seu motorista, principalmente em locais tumultuados ou com muitas pessoas solicitando caronas no aplicativo simultaneamente, como em aeroportos e saídas de shows.

"O ponto de encontro entre o piloto e o motorista é uma das partes mais causadoras de estresse (da viagem). Muitas vezes você está na rua esperando o carro, e pode estar frio, escuro, e você precisa ficar procurando o veículo", explicou o gerente de Produtos do Uber, Nundu Janakiram, ao site CNN Tech. "Os passageiros continuaram a nos dizer que eles estavam basicamente tentando descrever, por telefone, o ponto em que se encontrava no GPS".

Para solucionar, ou ao menos aliviar o problema, duas ferramentas foram lançadas pela empresa recentemente. Uma delas é a instalação de um dispositivo chamado Beacon no para-brisa do automóvel: ao chegar no endereço em que se encontra o cliente, uma luz no Beacon começa a piscar uma cor pré-selecionada através do aplicativo, facilitando a vida do passageiro na hora de achar o
Reprodução Youtube
A cor pode ser escolhida através do app
A cor pode ser escolhida através do app
veículo. O serviço já está disponível nas cidades de Nova York, Chicago e São Francisco, com previsão de expansão para outras localidades em que atua.

A segunda ferramenta é, na verdade, uma alteração de uma antiga funcionalidade do app: os passageiros poderão ativar um recurso de compartilhamento de sua localização através do GPS do smartphone, permitindo que o motorista vá ao ponto exato do mapa em que ele se encontra. A função, que antes era automática, foi descontinuada devido a reclamações quanto a invasão de privacidade que acarretava, uma vez que permitia a empresa rastrear o celular mesmo depois do final da corrida.

"Queríamos garantir que os nossos clientes soubessem e optassem pela opção de rastreamento, sempre tendo em mãos o poder de desligá-lo", explicou o gerente de Produtos do Uber, Nundu Janakiram. "Muitas pessoas podem ver a utilidade deste recurso, mas querem estar no controle. Esse foi um princípio crítico do app".


*Fonte: CNN Tech

conteúdo original: http://cnnmon.ie/2hNJmH4
 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA