Victor Fernandes   |   04/10/2021 15:30
Atualizada em 03/11/2021 15:43

SAP lança solução para promover sustentabilidade em empresas

Nova ferramenta da empresa considera todo o ciclo de vida e o impacto ambiental de produtos

Divulgação
O SAP Product Footprint Management considera todo o ciclo de vida e o impacto ambiental de produtos
O SAP Product Footprint Management considera todo o ciclo de vida e o impacto ambiental de produtos
A SAP anunciou a disponibilidade do SAP Product Footprint Management que permite calcular a pegada de carbono de seus produtos por toda a cadeia de valor. A solução considera todo o ciclo de vida, ajudando as empresas a divulgar aos órgãos reguladores o impacto ambiental gerado por seus produtos, o que também possibilita que elas os tornem mais sustentáveis.

A solução faz parte de um novo portfólio de aplicações de negócios voltadas especificamente para sustentabilidade, que prometem transparência e capacidade de medição por toda a cadeia de suprimentos e ajudam as empresas a avançar na direção da redução de emissões de carbono e de operações mais sustentáveis.

Ao integrar dados de todas as soluções que governam processos de produção a dados relevantes provenientes de aplicações de negócios, como SAP S/4HANA, a ferramenta pode calcular o impacto ambiental de vários cenários. Por exemplo, uma empresa fabricante de biscoitos pode escolher a origem do chocolate com base no custo da matéria-prima e na pegada de carbono.

Marcele Andrade, head of Innovation Center of Excellence da SAP Brasil, analisa que o lançamento do SAP Product Footprint vem ao encontro das demais iniciativas que reforçam o poder habilitador da tecnologia a partir de dados gerados em sistemas. “Recentemente, mapeamos como 23 soluções SAP tem o potencial de serem utilizadas para levantar, analisar e medir 90 indicadores essenciais de desempenho econômico, ambiental e social propostos pela Global Reporting Initiative (GRI)”, explicou.

“A partir dos dados gerados, os sistemas têm o potencial de consolidar informações sobre todas as etapas de processos – dos administrativos aos operacionais –, de forma a contribuir para a adaptação das companhias a mudanças de regulamentação, consumo de energia, gestão de resíduos, políticas de responsabilidade de produtores, entre outros pontos cada vez mais urgentes em uma economia pautada pela sustentabilidade”, completou Marcele.

A abordagem da SAP baseada em dados pretende oferecer dados de sustentabilidade de forma abrangente e gerar insights práticos em toda a cadeia de valor para que as empresas possam fazer a transição para processos de negócios com baixa emissões de carbono. Com essa abordagem, a companhia pretende ajudar a identificar de forma proativa os impactos ambientais já no início do ciclo de vida dos produtos, e não reativamente após a produção.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Victor Fernandes

Victor Fernandes tem 6060 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS