SAP lança solução para promover sustentabilidade em empresas

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O SAP Product Footprint Management considera todo o ciclo de vida e o impacto ambiental de produtos
O SAP Product Footprint Management considera todo o ciclo de vida e o impacto ambiental de produtos
A SAP anunciou a disponibilidade do SAP Product Footprint Management que permite calcular a pegada de carbono de seus produtos por toda a cadeia de valor. A solução considera todo o ciclo de vida, ajudando as empresas a divulgar aos órgãos reguladores o impacto ambiental gerado por seus produtos, o que também possibilita que elas os tornem mais sustentáveis.

A solução faz parte de um novo portfólio de aplicações de negócios voltadas especificamente para sustentabilidade, que prometem transparência e capacidade de medição por toda a cadeia de suprimentos e ajudam as empresas a avançar na direção da redução de emissões de carbono e de operações mais sustentáveis.

Ao integrar dados de todas as soluções que governam processos de produção a dados relevantes provenientes de aplicações de negócios, como SAP S/4HANA, a ferramenta pode calcular o impacto ambiental de vários cenários. Por exemplo, uma empresa fabricante de biscoitos pode escolher a origem do chocolate com base no custo da matéria-prima e na pegada de carbono.

Marcele Andrade, head of Innovation Center of Excellence da SAP Brasil, analisa que o lançamento do SAP Product Footprint vem ao encontro das demais iniciativas que reforçam o poder habilitador da tecnologia a partir de dados gerados em sistemas. “Recentemente, mapeamos como 23 soluções SAP tem o potencial de serem utilizadas para levantar, analisar e medir 90 indicadores essenciais de desempenho econômico, ambiental e social propostos pela Global Reporting Initiative (GRI)”, explicou.

“A partir dos dados gerados, os sistemas têm o potencial de consolidar informações sobre todas as etapas de processos – dos administrativos aos operacionais –, de forma a contribuir para a adaptação das companhias a mudanças de regulamentação, consumo de energia, gestão de resíduos, políticas de responsabilidade de produtores, entre outros pontos cada vez mais urgentes em uma economia pautada pela sustentabilidade”, completou Marcele.

A abordagem da SAP baseada em dados pretende oferecer dados de sustentabilidade de forma abrangente e gerar insights práticos em toda a cadeia de valor para que as empresas possam fazer a transição para processos de negócios com baixa emissões de carbono. Com essa abordagem, a companhia pretende ajudar a identificar de forma proativa os impactos ambientais já no início do ciclo de vida dos produtos, e não reativamente após a produção.
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