Artur Luiz Andrade   |   03/12/2025 17:03
Atualizada em 03/12/2025 17:08

ILTM Cannes celebra o boom dos cruzeiros de luxo; veja números de pesquisa inédita

Pesquisa revelou que 60% dos ricos e afluentes já fizeram uma viagem de navio e irão retornar

CANNES – O crescimento dos cruzeiros de luxo é notório em todas as partes do planeta, especialmente Europa, Estados Unidos e Ásia, e a entrada de grandes redes hoteleiras de luxo (Accor, Aman, Ritz-Carlton, entre outras) só evidencia que é chegada a hora das viagens marítimas e fluviais para o luxo e o ultraluxo.

Atenta ao mercado e aos produtos que precisam estar na prateleira dos travel advisors, a ILTM Cannes inaugurou este ano o The Sail, uma área exclusiva para as companhias de cruzeiros de luxo. É uma tenda ao lado do espaço de luxo da Accor, onde estão maracas como Silversea, Explora, Regent, Oceania, Ritz Carlton, Scenic, entre outras, proporcionando uma verdadeira imersão para os participantes.

Durante a abertura da ILTM Cannes, no domingo, um painel reuniu Anna Nash, CEO da Explora Journeys, Steve Odell, VP da Regent e Oceania, e Simone Gilbertoni, CEO da Clinique La Prairie, uniram duas das tendências mundiais do luxo, cruzeiros e wellness.

E a ILTM divulgou uma pesquisa feita com 600 viajantes de alta renda, da França, Alemanha, Estados Unidos e Reino Unido, mostrando como as viagens de navio (ou barcos menores) já está na lista de desejos e viagens desse público.

  • 59% (ou três em cinco) viajantes afluentes/HNW (high net Worth individuals) já fizeram um cruzeiro de férias antes, com outros 25% interessados em fazer uma viagem de navio no futuro. Apenas 10% não têm interesse nesse tipo de viagem, principalmente pelo sentimento de “falta de liberdade a bordo” ou medo de ambientes com muita gente. Entre os americanos, 75% já fizeram um cruzeiro de férias.
  • Mais de dois terços fizeram um cruzeiro em um navio grande (mais de 1 mil passageiros) e menos de 50% estiveram em um navio médio ou pequeno ou em cruzeiros fluviais. Os com menos de 45 anos já estiveram em mais tipos de navios.
  • 69% dos viajantes com menos de 45 anos fez uma viagem de navio nos últimos dois anos, contra 64% dos acima de 45 anos. 39% dos com menos de 45 anos estão fazendo mais cruzeiros, contra 23% dos acima dessa idade.
  • A duração média dos cruzeiros é de sete dias (mesmo número de noites dos americanos e franceses), mas os alemães (10 dias) e os britânicos (9 dias) gostam de viagens mais longas.
  • O Mediterrâneo (60%) e o Caribe (57%) lideram na preferência de destinos, seguidos de Europa (45%, excluindo Mediterrâneo) e Estados Unidos (23%).

Leia aqui TUDO SOBRE A ILTM CANNES 2025

Divulgação
Ritz-Carlton Yacht Collection
Ritz-Carlton Yacht Collection

Por que não fazer um cruzeiro?

Os viajantes de alto poder aquisitivo disseram na pesquisa que fatores os impediriam de fazer um cruzeiro ou reservar uma viagem em um navio com a família:

  1. Ambiente com muita gente reunida 69%
  2. Falta de liberdade a bordo 49%
  3. Impacto ambiental 37%
  4. Pouco tempo nos portos 37%
  5. Medo de enjoar 34%
  6. Medo de pegar uma doença ou vírus 27%
  7. Pouco para fazer a bordo 16%
  8. Custos escondidos 16%
  9. Qualidade da comida 13%
  10. Segurança 11%
  11. Custo-benefício 9%
  12. Falta de pessoas da minha idade a bordo 7%
  13. Potencial para cancelamentos de última hora 7%

E o que é mais importante na hora de escolher um cruzeiro?

  1. Variedade de opções gastronômicas a bordo 89%
  2. Experiências locais e excursões nas paradas 89%
  3. Espaços ao ar livre 84%
  4. Pacotes all-inclusive 76%
  5. Destinos menos conhecidos (nas paradas) 72%
  6. Opções de bem-estar a bordo 71%
  7. Cabines espaçosas 67%
  8. Entretenimento a bordo 58%
Divulgação/©RSSC
Seven Seas Prestige, da Regent
Seven Seas Prestige, da Regent

Nas acomodações a bordo, os cinco itens mais importantes são:

  • Varanda na cabine 76%
  • Tamanho da suíte 62%
  • Camas king ou queen que podem se converter em duas Twin 42%
  • Preferência por chuveiro ou banheira ou ambos 40%
  • Espaços para guardar itens pessoais na cabine 36%

Como os ricos reservam seus cruzeiros?

  1. Diretamente nas companhias 59%
  2. Com consultores de viagens 37%
  3. Sites especializados em cruzeiros 34%
  4. Com a rede hoteleira (que tenha cruzeiros) 21%
  5. Serviços de concierge 19%
  6. Programas de fidelidade 9%

Quem pode influenciar na escolha do cruzeiro?

  • 91% O parceiro
  • 90% Amigos
  • 88% Membros da família
  • 77% Cruzeiristas no mesmo navio
  • 75% Agentes de viagens e consultores
  • 71% Indicações de redes hoteleiras parceiras
  • 56% Blogueiros de viagens
  • 54% Publicidade on-line
  • 54% Parcerias com outras marcas (fora da indústria de cruzeiros)
  • 51% Anúncios em revistas e veículos impressos
  • 36% Influencers de redes sociais
Divulgação
Explora II
Explora II

Que palavra define um cruzeiro para esses passageiros:

  • Relaxar 61%
  • Luxo 56%
  • Diversão 42%
  • Mimar-se 35%
  • Conhecer pessoas 35%
  • Exclusividade 32%
  • Conveniência 29%
  • Imersão cultural 28%

Os entrevistados preferem ainda:

  1. Novo destinos (79%)
  2. Excursões privativas e não em grupos (61%)
  3. Navios pequenos (56%)
  4. Refeições requintadas (53%)
  5. Locais quentes (50%)
  6. Somente para adultos (50%)
  7. Cruzeiros para relaxar (41%)
  8. Navegar em companhias diferentes) 33%

Depoimentos dos líderes da indústria

“A indústria de cruzeiros está em um novo e inspirador caminho, formado por uma nova geração de viajantes e uma nova onda de marcas desafiadoras que estão redefinindo o que é uma jornada pelos mares. As viagens de navio entraram no zeitgeist do luxo contemporâneo: refinado, focado em design e profundamente experencial. Os viajantes de hoje estão descobrindo os verdadeiros benefícios de explorar (o mundo) em um navio e destravando os segredos do tempo bem gasto”, diz Anna Nash, presidente da Explora Journeys.

PANROTAS / Filip Calixto
Anna Nash
Anna Nash

“As viagens de luxo estão entrando em um capítulo mais consciente, definido menos pela distância e mais pela conexão. Os hóspedes estão buscando momentos que tenham ancoragem emocional, que os conectem com lugares, pessoas e com eles mesmos. A nova medida do luxo não é o quão longe você foi, mas quão profundamente você sentiu. À medida que a Hospitalidade expande por novos cenários, de hotéis a iates ou villas privadas, o objetivo permanece o mesmo: criar ambientes onde os hóspedes possam estar completos a cada momento. A nova fronteira do luxo será definida por quão significativamente nós conectamos e não por quanto nós consumimos”, acrescentou Jeremy McClellan, vice-presidente de Trade Sales e Suporte na The Ritz-Carlton Yacht Collection.

“É incrivelmente gratificante vermos o contínuo crescimento e entusiasmo atualmente na indústria de cruzeiros, especialmente no segmento de luxo com novas marcas e experiências entrando no mercado. Nossos hóspedes estão valorizando seu tempo mais que nunca, e isso nos desafia a garantir que todos os momentos que gastem conosco sejam verdadeiramente inesquecíveis. O luxo hoje é mais do que sobre navios bonitos, é sobre criar experiências imersivas com significado, que agreguem valor verdadeiro à jornada (do hóspede). Sejam nos novos players ou em marcas consolidadas nosso foco coletivo permanece o mesmo: entregar exploração autêntica, gastronomia de alto padrão, serviço personalizado e o conforto de um lar fora de casa”, finaliza Steve Odell, vice-presidente de Vendas Internacionais da Oceania Cruises e Regente Seven Sea Cruises.

PANROTAS / Artur Luiz Andrade
Estela Farina e Steve Odell, na ILTM Cannes
Estela Farina e Steve Odell, na ILTM Cannes

Confira abaixo imagens do espaço The Sail, na ILTM Cannes:


A PANROTAS viaja a convite da ILTM, com proteção GTA.

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Sobre o autor

Artur Luiz Andrade é editor-chefe da PANROTAS, jornalista formado pela UFRJ e especializado em Turismo há mais de 30 anos.