Raro Community completa 1 ano de foco no Turismo regenerativo e contrata ex-TTW
Regeneração se manifesta tanto na preservação ambiental quanto na valorização da cultura, diz diretor

Ao completar seu primeiro ano de operação, a Raro Community, empresa de representação comercial idealizada por Filipe Barbosa, celebra a consolidação de seu propósito: promover e fortalecer o Turismo regenerativo no Brasil. Conforme ganha maturidade, a empresa fica mais conhecida pelas operadoras e agências de viagens e desta maneira enxerga bom espaço de crescimento.
Com um portfólio de hotéis, destinos e DMCs que compartilham o compromisso com o impacto positivo, a empresa não promete não apenas representar, mas também atuar como uma ponte de conhecimento para o trade turístico, disseminando uma filosofia de viagem que busca deixar os lugares melhores do que foram encontrados.

O conceito, que tem ganhado força globalmente e foi pauta na recente COP30, vai além da sustentabilidade. "O Turismo regenerativo é aquele em que primeiro a comunidade é favorecida, para depois, naturalmente, o turista ser", explica o fundador e diretor da Raro Community, Filipe Barbosa. "Quando a comunidade toda está envolvida, naturalmente vai haver um Turismo sustentável. É sobre o olhar de como se faz o negócio. A regeneração pode se manifestar tanto na preservação ambiental quanto na valorização da cultura e das tradições locais."
Um portfólio com propósito
Para fazer parte do portfólio da Raro Community, as empresas precisam ter o Turismo regenerativo como parte central de seu modelo de negócio. Atualmente, a empresa representa quatro clientes que são referência em suas áreas de atuação:
- Geo Boutique Travel (Equador): DMC certificada com múltiplos selos de sustentabilidade e foco no impacto positivo nas comunidades onde atua.
- Mountain Lodges of Peru (Peru): Premiada mundialmente, incluindo um troféu da WTM, destina 25% de seus dividendos às comunidades onde realiza suas imersões.
- Grupo Casa Hotéis (Brasil): Com o Parador Cambará do Sul como protagonista, o grupo hoteleiro brasileiro é um exemplo de integração com a natureza e a cultura local. A PANROTAS fez a cobertura de um famtour parceria da Raro Community e RP Travel Education, de Rogéria Pinheiro. Veja aqui.
- Uxuá (Trancoso, BA): Considerado um dos maiores exemplos de Turismo regenerativo no Brasil, com projetos como a escola Future, formação da equipe e valorização da cultura local.
Nova estrutura e o futuro

Celebrando o primeiro ano, a Raro Community também anuncia uma reestruturação em sua equipe. Enquanto Lígia Secco (uma das integrantes do Mentoria Preta) se despede para um período sabático, a empresa dá as boas-vindas a Ariane Paulino, que assume como executiva de contas. Com passagens por grandes empresas como CVC Corp e TTW Group, Ariane chega para somar ao time.
"É uma grande satisfação fazer parte de um time que tem como propósito promover um Turismo mais consciente. O Turismo regenerativo veio para ser realmente transformador. Ele mostra que é possível viajar de forma responsável, respeitando quem recebe e quem visita. Esse tipo de Turismo valoriza não só o meio ambiente, mas também a cultura, os costumes e as tradições ancestrais que vivem em cada comunidade. Ele regenera, inspira e transforma. E acredito de verdade que este é o caminho que o Turismo deve seguir no futuro"
Ariane Paulino, nova integrante da Raro Community
Para Filipe Barbosa, a crescente preocupação das novas gerações com as questões climáticas e sociais, somada à mudança no mercado de luxo – que cada vez mais busca experiências autênticas e de imersão –, confirma que o Turismo regenerativo não é apenas uma tendência, mas o futuro do setor. "Nosso comprometimento não é só com os hotéis, mas também com o trade, em ser uma ponte de conhecimento. Queremos mostrar aos agentes de viagens o poder que eles têm de influenciar positivamente os destinos e as comunidades", conclui.
Contato: filipe@rarocommunity.com.br e/ou (11) 91763-7778