Meliá 70 anos: quase 80% de novos projetos estão concentrados nos segmentos Premium e Luxo
Rede hoteleira investiu quase 1 bilhão de euros para a transformação de 90 hotéis desde 2023
MADRI - A Meliá Hotels International completa 70 anos de história neste ano de 2026. Com legado iniciado em 1956, a maior rede hoteleira da Espanha tem uma estratégia clara e ambiciosa pela frente: se consolidar de vez no segmento de alto luxo, crescer em valor e reforçar o modelo de expansão baseado em parcerias estratégicas e ativos de alta rentabilidade.
Os destaques foram apresentados em conferência de imprensa realizada na Fitur 2026 pelo próprio CEO da Meliá, Gabriel Escarrer. “O luxo deixou de ser uma opção e passou a ser uma prioridade absoluta”, disse.
Atualmente com 388 hotéis em operação, a Meliá projeta alcançar mais de 411 unidades até o final de 2026, impulsionada por um pipeline que conta com 78% dos novos projetos concentrados nos segmentos Premium e Luxo. Em paralelo, a companhia executa o Plano Renove, com investimentos de quase 1 bilhão de euros para a transformação de 90 hotéis
A estratégia já posiciona a rede entre os grandes players globais do turismo de alto padrão. Hoje, a Meliá conta com 11 hotéis afiliados ao The Leading Hotels of the World; 31 hotéis integrados ao AMEX Fine Hotels & Resorts; e outros cinco hotéis no circuito Virtuoso.
Segundo o CEO da companhia, o segmento de luxo já triplicou sua contribuição para os resultados nos últimos anos e "deverá representar 65% do portfólio total no médio prazo, consolidando-se como a principal alavanca de geração de valor", frisou Gabriel.
Messi e Nadal: marcas, lifestyle e experiência
A diferenciação da Meliá no luxo também passa por alianças estratégicas com ícones globais do esporte, que reforçam posicionamento, storytelling e conexão emocional com o cliente.
A marca ZEL, desenvolvida em parceria com o tenista Rafael Nadal, segue em franca expansão. Focada no lifestyle mediterrâneo, bem-estar e design contemporâneo, a bandeira já tem novas aberturas previstas para 2026, incluindo destinos como Fuerteventura.
Já a coleção MiM Hotels, criada com Leo Messi, reúne atualmente seis hotéis na Espanha e em Andorra e acaba de ser integrada à The Meliá Collection, o portfólio mais sofisticado da companhia, que reúne hotéis de forte identidade local, arquitetura singular e experiências personalizadas.
Expansão hoteleira
No mercado doméstico, a Meliá reforça sua liderança na Espanha, especialmente nas Ilhas Baleares e na Andaluzia, regiões onde concentra grande parte de seus ativos. Apenas em 2025, estão previstas 10 novas aberturas, com projetos em cidades como Málaga, Cádis, Granada, Maiorca, Benalmádena e Tenerife.
No plano internacional, cerca de 60% dos novos hotéis estarão na Europa e no Mediterrâneo, enquanto 22% se concentram nas Américas, incluindo Caribe, América Latina e Estados Unidos (com destaque para Miami). A expansão também avança na Ásia, com novos projetos em Vietnam, Indonésia e Tailândia.
A PANROTAS é media partner da Fitur e viaja com proteção Hero Seguros.