Brasileiros contam o que extraíram de evento de Turismo de Luxo no Panamá
Evento das comunidades Serandipians e Takumians rendeu para consultores de viagens e fornecedores; confira

Representantes de hotéis e agências de viagens do Brasil participaram do The Essence of Luxury Panama, evento que reúne fornecedores e compradores do segmento de luxo das comunidades Serandipians e Takumians. Ao Portal PANROTAS, os participantes compartilharam insights sobre novas conexões e mercados emergentes, o potencial de do Brasil como destino, tendências e novos produtos no setor, destinos das Américas em destaque, o Panamá como destino surpreendente, além de novidades na hotelaria brasileira e sistemas para agências.
Confira alguns dos compartilhamentos:
Agentes de Viagens
Victor Falcão - Ana Terra Turismo

bem-estar como ponto central ou pelo menos como um elemento importante nos produtos dos fornecedores é algo que chamou atenção de Victor Falcão durante o evento. "Movimentos como esse, quando começam a aparecer no Exterior, tentem a virar tendência no Brasil também", observou.
Para ele, a feira foi muito positiva para estreitar relacionamento com parceiros valiosos nas Américas. "Esse é o foco principal, ter relação com os outros e garantir exclusividade, experiências que talvez não conseguiria em uma troca de e-mails."
Ele destacou ainda uma reunião com broker de aviação e embarcações privadas que operam em todo o mundo. "Oferece uma privacidade que a aviação comercial e os cruzeiros convencionais não são capazes", pondera.
O consultor destacou ainda que os clientes da Ana Terra Turismo voltaram a reservar com importante antecipação. "Esse ano está surpreendentemente positivo, e negócios já estão sendo fechados para o próximo ano, coisa que desde a pandemia estava raro de se ver."
Luis Sassi - Flaptur

Luis Sassi, assim como outros buyers brasileiros, destacou as villas privadas com serviço de concierge 24 horas como um produto em alta demanda. "É para um tipo de cliente high end, alto luxo. Vejo muita demanda para esse tipo de produto, pois famílias procuram casas no Exterior, sobretudo quando viajam para celebrar, pois os hotéis e resorts muitas vezes dispersam os grupos."
Pertencente ao Travel Designers Group, a Flaptur "está muito bem neste ano, crescendo e precisando contratar", segundo Sassi. Ele relatou um crescimento significativo na demanda para Europa e destinos exóticos. "Com o aumento do dólar, os clientes estão buscando alternativas aos Estados Unidos."
Maíra Rotta - Explore Travel Viagens

O fornecedor que Sassi mencionou das casas de luxo para alugar é o Lacure Villas. Este broker de villas privadas também foi a primeira resposta de Maíra Rotta, da Explore Travel Viagens, quando questionada sobre reuniões de destaque.
"É um segmento para o qual estamos notando muita demanda, e é difícil de trabalhar, principalmente na Europa", afirma a consultora, que já tratou de avançar com a Lacure Villas em uma cotação que já está em andamento, de um cliente que vai para os Alpes em Vale de Isère".
Rotta também destacou a reunão com o uma empresa de tecnologia especializada em montagem de itinerário para clientes que também auxilia com CRM, comissão e cobrança. "Estamos procurando um sistema desse para a agência. O preço me parece bom. Falei com o diretor, vamos marcar reunião", informou.
Jan Neumark - Viajan Turismo

Jan Neumark identificou a Costa Rica como um destino com potencial para seus cleintes, embora reconheça que é "difícil vender para brasileiro", pelas similaridades dos biomas. Porém, segundo o consultor da Viajan Turismo, os hotéis costarriquenhos podem despertar atenção do brasileiro, e o voo direto da Gol à Costa Rica pode facilitar o acesso.
Neumark também mencionou El Salvador como um destino a ser explorado, citando hotéis como Morgan's Rock e Rancho Santana. Ele reforça que o evento foi importante para "manter os contatos" e estabelecer novas conexões.
Marryer Queiroz - Inti Experience

Além do contato olho no olho com fornecedores importantes do mundo do luxo, Marryer Queiroz afirma que o evento trouxe boas surpresas como DMCs da Colômbia especializados em luxo. "Eles têm uma abordagem diferente. Não são DMCs que têm braço em luxo, mas são essencialmente de luxo, e é isso que buscamos", explicou. Marryer também mencionou DMCs da Bolívia, que podem dar uma outra cara para o Salar de Uyuni.
"Embora tenha muita demanda, o salar tradicionalmente não oferece um serviço para viajantes de alto padrão, que muitas vezes acabam desistindo de conhecer o local, mas parece que este cenário está mudando, ao ver os DMCs presentes na feira e a oferta de hospedagens com as quais eles têm acordo."
Por fim, Marryer comemora um crescimento da Inti Experience, sobretudo no B2B, onde está seu foco. "Contratamos mais especialistas e os departamentos estão mais estruturados. Fizemos uma excelente ILTM, levando o nome da Inti ao mercado."
Priscilla Caetano Tsunashima - Kangaroo Tours

Além da produtividade das reuniões e do networking ampliado, Priscilla Caetano Tsunashima está satisfeita com o que viu no Panamá. "A Cidade do Panamá me surpreendeu. Vi aqui uma mistura de metrópole com cultura legítima, de raízes ainda preservadas, uma gastronomia incrível e hospitalidade sem fim. Pessoas maravilhosas", relatou, ressaltando também a proximidade da natureza e o Canal do Panamá como atrativos.
Priscilla considera que o Panamá "pode ser combinado com outros destinos das Américas como um stopover", devido à sua localização estratégica.
Natalie Del Giudice - Camilla Mattar Viagens

Natalie Del Giudice destacou que o evento apresentou muitos destinos e produtos das Américas com os quais a agência não trabalhava. "É muito importante ter esse contato próximo com hotéis e outros fornecedores para abrir nossos horizontes para produtos mais autênticos, legítimos e diferentes".
A travel designer também se mostrou encantada com o Panamá: "Quando vendemos México, Caribe e Califórnia, sempre fazemos via Estados Unidos, mas com certeza vou considerar o Panamá, de repente um stopover para conhecer o destino com o qual fiquei encantada. Me lembrou Cartagena em algumas áreas da cidade, enquanto outras áreas me levaram a sentir uma pegada de metrópole", afirma Camilla, que estenderá sua estada no país da América Central para se aprofundar um pouco mais no destino.
Fornecedores
Patricia Masche - Visit Rio

Patricia Masche destacou a oportunidade de contato com consultores de luxo de mercados distantes, como China e Rússia, que desejam incluir o Rio de Janeiro em seu portfólio. Geralmente, viajantes de longa distância quando vêm à América do Sul tendem a incluir várias cidades do continente, e o Rio está sempre entre os mais cotados.
"Se esses buyers vieram de longe é porque estão interessados nas Américas, estão buscando parceiros de confiança, e os fornecedores de luxo do Rio têm muito a oferecer. Gostei de ver a surpresa e o interesse deles ao serem apresentados à oferta de luxo do Rio de Janeiro, sobretudo chineses, russos e outros asiáticos."
Edgard Tomazini - Janeiro Hotel

O Janeiro Hotel é um desses produtos mencionados por Patrícia, e Edgard Tomazini concorda que a feira foi construtiva para conhecer buyers com quem muitas vezes não tem contato. Para ele, o evento foi uma oportunidade para pessoas que querem conhecer mais da América do Sul, e o Rio de Janeiro costuma ser uma etapa importante nestas jornadas.
"Aqui no The Essence of Luxury, tive uma oportunidade incrível de uma buyer norte-americana que identificou nosso hotel como o ideal para um grupo de mulheres norte-americanas que vem esse ano ao Brasil".
Tomazini também anunciou que o Janeiro Hotel entrou para o Serandipians em meados de 2024 e conquistou o selo Virtuoso nesta semana.
Fernanda Hussne - Hotel Unique

Nesta feira internacional, Fernanda Hussne, do Hotel Unique, sentiu mais uma vez o desperdício do potencial do Brasil como destino turístico para estrangeiros. "Quanto mais viajamos, mas detectamos o quanto o Brasil poderia estar entre os destinos mais vendidos do mundo pela sua qualidade, diversidade e tamanho territorial".
A executiva se aprofunda a crítica ao apontar ainda que o mercado de São Paulo deveria se vender melhor no Exterior, como um destino para relaxar, comer bem e apreciar um serviço de alto nível. "Muita gente não sabe que existe o aeroporto de Congonhas e da curta duração entre um voo do Rio de Janeiro até o terminal central, tão próximo aos hotéis de luxo da cidade, como o Unique. Estrangeiros podem desistir ao ver a distância de Guarulhos", pondera.
Ela relatou uma conversa com uma compradora de Moscou sobre a possibilidade de explorar melhor as conexões a partir de São Paulo.
Fernanda ainda informou que após 23 anos, o Hotel Unique passou por uma grande reforma e os apartamentos estão praticamente 100% renovados. "Foi uma reforma absoluta, concluída há uma semana. Mantivemos o mesmo DNA, a alma do Unique de sempre, mas numa roupagem mais moderna", destacou.
Com uma "logística delicada", a reforma começou pelo segundo andar, que durou logo 45 dias, e seguiu para outros andares, sempre por etapas justamente para não prejudicar a experiência do hóspede.
Silvio Araújo - Rosewood São Paulo

Silvio Araújo informou que o Rosewood São Paulo "teve um dos melhores trimestres desde sua abertura, em 2022". O diretor do hotel destacou que "o restaurante Blaise lançou em abril um novo conceito para o menu, onde o propósito é o centro, com a intensa valorização dos pequenos fornecedores que têm práticas sustentáveis".
Araújo também observou uma possível nova tendência em viagens identificada durante o The Essence of Luxury, "descentralizando e reordenando a relevância dos Estados Unidos nas viagens de lazer". Ele se disse impactado com "como o Panamá virou um hub de distribuição aérea para a América Latina".
A PANROTAS viaja a convite das comunidades Serandipians e Takumians, com seguro viagem Intermac.