Em Cannes, brasileiros apontam slow travel e IA como tendências do luxo em 2026
Veja a 1ª parte das respostas dos participantes brasileiros da maior feira de Turismo de luxo do mundo
FRANÇA - Brasileiros que participaram da ILTM Cannes 2025 relataram um ano de crescimento sólido e destacaram a feira como um ponto de encontro essencial para fortalecer relacionamentos e fechar negócios. A percepção geral é de um mercado de luxo aquecido, com clientes buscando cada vez mais personalização e experiências com propósito.
Clique aqui e veja todas as fotos da ILTM Cannes 2025
Como tendências para 2026, a maioria dos profissionais aponta para a consolidação do slow travel, viagens de bem-estar (wellness) e roteiros multigeracionais. A busca por privacidade, seja em villas, iates ou jatos privados, também foi um ponto em comum, assim como a valorização de destinos que oferecem autenticidade e cultura, como Japão, Arábia Saudita e países da África. O uso de inteligência artificial para aprimorar a personalização e a eficiência no atendimento também foi um tema recorrente.
Veja algumas das entrevistas feitas pela PANROTAS - Parte 1
Em breve publicaremos mais notícias falando de outros players. Confira as primeiras:
Flávio Geo, da Vida Turismo
Flávio Geo, da Vida Turismo, destaca o crescimento das viagens sustentáveis, multigeracionais e de lua de mel para a Ásia. Para ele, a ILTM Cannes é fundamental para prospecção e fechamento de negócios com antecedência, como a viagem que organizou com o novo trem Orient Express La Dolce Vita para abril de 2026.

"Na ILTM, consegui ver alguns hotéis novos abrindo em diversas partes do mundo. É impressionante a quantidade, tanto de grandes redes como de hotéis familiares, sempre com um foco em lugares paradisíacos ou em cidades tradicionais e locais icônicos", comenta Geo. Como tendência, ele aponta para a combinação de privacidade e tempo. "Trata-se de vivenciar experiências autênticas, com mais tempo em cada lugar, onde você poderá desfrutar do savoir-faire", afirma. Destinos como Botswana, Costa Rica, Japão, Islândia e Arábia Saudita estão em alta, segundo ele, além da China, que "está voltando com força".
Renata Yano, da Teresa Perez Tours
Renata Yano, da Teresa Perez Tours, aponta crescimento de 13% em 2025, e acrescenta que o foco do viajante está cada vez mais na essência. "Jornadas com motivações profundamente pessoais, que proporcionem conexão, acolhimento, cultura, significado e autenticidade, estarão no radar de quem pretende viajar no próximo ano", diz. Ela aposta em destinos como China, Coreia do Sul, Manitoba (Canadá), Namíbia, Ruanda, Arábia Saudita e os novos iates de ultraluxo como tendências para 2026.

"Sustentabilidade real, que contribui para o desenvolvimento humano e a preservação dos nossos paraísos naturais, gerando o mínimo de impacto ambiental, e curadoria inteligente de logísticas e de hotelaria com personalidade, além de novas formas de descobrir um destino, são ingredientes indispensáveis para atender expectativas contemporâneas", completa.
Marina Gouvêa, da Primetour
Marina Gouvêa, da Primetour, elogiou a organização da ILTM Cannes 2025, especialmente o novo pavilhão de cruzeiros, The Sail, que, segundo ela, facilitou o desenvolvimento de negócios no segmento. Ela acredita que a inteligência artificial não substituirá a personalização, mas aumentará a qualidade e a profundidade do atendimento.

"Não se perde um cliente para a IA, mas se perde sim um cliente e se ganha capacidade competitiva, quem está e estará num curto tempo de espaço, utilizando IA no atendimento", afirma. Para 2026, ela vê o luxo sendo redesenhado, com foco em experiências que transformam e propósito. "O luxo está cada vez mais luxo. O que é oferecido para o cliente, o hardware, o software, tudo está chegando a um nível altíssimo", conclui.
Bruno Vilaça, da Superviagem
Para Bruno Vilaça, da Superviagem, a ILTM Cannes é a "festa de fim de ano do turismo de alto padrão", onde o valor está na consolidação do networking. "Cada abraço nos corredores carrega um potencial enorme de se transformar em negócio", afirma. Ele vê a curadoria e a personalização ganhando força com o uso de IA, e destaca a mudança na sazonalidade, com viajantes evitando os meses de pico.

"Setembro, por exemplo, já é o novo julho para quem viaja pela Europa", comenta. O bem-estar e o slow travel continuam como tendências importantes, e ele ressalta o reconhecimento dos fornecedores ao trabalho e à pujança do mercado brasileiro. "Chego ao fim do ano cansado, mas especialmente feliz aqui em Cannes", finaliza.
Fernanda Balestra, da FB Travel

Fernanda Balestra, da FB Travel, destaca a ILTM como um ponto de conexão essencial para estreitar relacionamentos e entregar o que há de melhor em viagens de luxo. Como tendências, ela aponta para o Japão e a China, que combinam cultura, história e experiências marcantes, além do Egito, que "vai além do fascínio histórico e sempre emociona pela sensação de estar diante de civilizações que moldaram o mundo". Para ela, o novo perfil do viajante de luxo busca mais do que exclusividade. "Hoje há muito mais significado e autenticidade em cada jornada", finaliza, e é isso que buscamos entregar", finaliza.
A PANROTAS é media partner da ILTM e viaja com proteção Hero Seguros