Artur Luiz Andrade   |   03/12/2025 18:45
Atualizada em 03/12/2025 18:48

Veja as tendências em viagens de luxo e destinos mais vendidos no Virtuoso

Longevidade, imersões com viagens mais lentas nos destinos e cruzeiros de expedição se destacam

PANROTAS / Artur Luiz Andrade
Matthew D. Upchurch, CEO da Virtuoso
Matthew D. Upchurch, CEO da Virtuoso

CANNES – O CEO da Virtuoso, Matthew Upchurch, fez sua tradicional aparição na sala de coletivas de imprensa da ILTM Cannes, para apresentar as tendências que os consultores de viagens da marca estão apontando. Rede de agências sob-convite apenas, a Virtuoso tem 553 membros em todo o mundo, representando mais de 20 mil travel advisors.

As vendas anuais Virtuoso chegam a US$ 36 bilhões anuais e em 2025 o crescimento é de 24% sobre o ano passado para as vendas futuras de um a dois anos. Para as reservas futuras de mais de US$ 50 mil o crescimento é ainda maior, 36% sobre as vendas futuras de 2024. A associação está presente em 58 países e tem 2,6 mil fornecedores preferenciais.

Em relação às vendas de 2019, pré-pandemia, enquanto a indústria de Viagens e Turismo está em 128% daqueles números, as agências Virtuoso chegarão ao final de 2025 com 277%. Uma recuperação impressionante.

Outros dados da Virtuoso este ano:

  • Tarifa média 8,3% maior que a de 2024 nos três primeiros trimestres do ano
  • 29% de crescimento em produção
  • 18% de crescimento em reservas
  • Gastos por passageiro três vezes maiores que outros advisors
  • Gastos por passageiro quatro vezes maiores que a venda direta

Por isso, segundo ele, os responsáveis por Revenue management nas empresas começam a olhar os consultores com outros olhos. Eles trazem uma receita maior e melhor.

As tendências

O Relatório Virtuoso Luxe 2026 mostra o que todo mundo já sabe: os viajantes de luxo não estão mais satisfeitos com o luxo pelo luxo. Em vez disso, buscam experiências exóticas, desacelerando para saborear cada momento e criando viagens significativas, revigorantes e profundamente pessoais.

Os viajantes de luxo estão dispostos a gastar mais, e isso está muito claro. Para viverem algo inesquecível e exclusivo, eles não economizam. Mas estão atentos ao aumento dos custos, buscando valor que aprimore suas experiências. “Isso torna o relacionamento com um consultor de viagens de confiança ainda mais essencial.”

Quase metade dos consultores Virtuoso entrevistados prevê um leve aumento na demanda por viagens no próximo ano, com 18% antecipando um aumento significativo. Espera-se que os gastos por viagem permaneçam altos, com 55% prevendo um aumento moderado e 28% esperando que os gastos permaneçam os mesmos.

O Luxe Report identificou cinco tendências principais que destacam como os viajantes de alto padrão estão afirmando sua influência no setor de viagens para 2026.

PANROTAS / Artur Luiz Andrade
Fugir do overturism é um dos principais objetivos do viajante de luxo
Fugir do overturism é um dos principais objetivos do viajante de luxo

1. Controle de multidões

Para o viajante abastado de hoje, climas confortáveis e a liberdade de aproveitar o destino sem o incômodo das multidões são o novo luxo. Upchurch chamou a nova temporada de “a temporada em que os locais estão felizes” (sem a multidão de turistas).

Esse desejo crescente de evitar o Turismo aglomerado e excessivo tornou-se o principal aspecto do Turismo sustentável, com interesse crescente nos fiordes serenos da Groenlândia, na paisagem vulcânica da Islândia e nos vastos campos de gelo da Antártica, bem como em visitas na baixa temporada a destinos clássicos como Itália e França. O Butão também incorpora essa tendência com sua abordagem de alto valor e baixo volume, onde as taxas diárias limitam os visitantes e preservam a autenticidade.

Quarenta e cinco por cento dos consultores da Virtuoso relatam que seus clientes estão ajustando seus planos devido às mudanças climáticas. Desses consultores, 76% dizem que os clientes estão optando por viagens na baixa temporada ou fora de temporada, 75% destacam a preferência por destinos com clima ameno e 43% mencionam que os clientes estão adquirindo seguros como proteção contra interrupções relacionadas ao clima.

2. Sinergia com o Personagem Principal

Segundo o Virtuoso, não faltam inspirações quando se trata de escolher o próximo destino. TikTok, Instagram Reels e o boca a boca despertam a curiosidade, mas filmes e séries de TV estão entre os catalisadores mais fortes para a aventura. O White Lotus continua transformando seus destinos dramáticos em pontos turísticos imperdíveis (e a próxima temporada terá o Sul da França como cenário), enquanto os K-dramas e o novo K-Pop Demon Hunters estão atraindo fãs para a Coreia do Sul. No Reino Unido, a costa acidentada da Cornualha e as vilas de pescadores – locações de filmagem de House of the Dragon e Poldark – atraem os visitantes para a narrativa. Os consultores dizem que o entretenimento cria uma sinergia natural entre mergulhar em uma história amada e descobrir a cultura ao seu redor por meio de passeios gastronômicos, mercados locais, bairros artísticos e outras experiências autênticas. Isso está alinhado com a ascensão da imersão cultural, que subiu quatro posições desde o ano passado e se tornou uma das cinco principais tendências para 2026.

O que começa como uma fuga divertida muitas vezes se aprofunda em uma apreciação genuína pelas pessoas e costumes por trás das cenas.

PANROTAS / Artur Luiz Andrade
Galeria Dior, em Paris
Galeria Dior, em Paris

3. Do FOMO ao Slow-MO

O medo de perder algo (fear of missing out) está impulsionando viajantes do mundo todo a aventuras extraordinárias, como acompanhar a Grande Migração do Quênia e explorar os ecossistemas notáveis de Galápagos. Os Baby Boomers e a Geração X, em particular, sentem essa urgência, estimulada pelas mudanças ambientais globais e por uma consciência aguçada de que o “algum dia” não pode esperar. Afinal, só se vive uma vez.

No entanto, uma vez que chegam, o ritmo muda. A imersão e a viagem mais lenta dão lugar à pressa e ao imediatismo.Os cruzeiristas fluviais estão solicitando estadias mais longas nos portos para passear por mercados e bairros com calma. Os participantes de safáris estão optando por acampamentos menores, onde podem passar dias sem pressa observando a vida selvagem. Na América do Sul, os viajantes permanecem na Argentina, Chile e Peru para combinar aventura com gastronomia, vinhos e patrimônio cultural.

O FOMO (medo de ficar de fora) os leva ao avião, mas o "slow-MO" (câmera lenta) define a experiência. Quanto mais raro o local, mais os viajantes querem prolongar a estadia e saborear cada momento. E pagam mais por isso.

4. Luxo Ilimitado

Pela primeira vez, o Luxe Report perguntou a consultores sobre viagens ultraluxuosas, revelando que 45% deles observaram um aumento nas solicitações recentes. O que é especialmente notável é que o ultraluxo agora é definido por ter todos os detalhes perfeitamente incluídos.

Antes visto como uma conveniência comum, o "tudo incluído" foi elevado para abranger tudo, desde traslados privados e jantares com estrelas Michelin até a exclusividade de resorts, onde chefs, especialistas em bem-estar e guias estão inteiramente à disposição do hóspede. Viagens comemorativas impulsionam a demanda, com aniversários marcantes, aniversários e encontros familiares aumentando o interesse em iates particulares e propriedades isoladas. Privacidade completa as três principais experiências ultraluxuosas, à medida em que os viajantes buscam ilhas escondidas e refúgios remotos onde exclusividade e escapismo são a indulgência máxima.

5. Os Ricos e Saudáveis

Após anos de turbulência, as pessoas estão se voltando para jornadas focadas no bem-estar para se restaurar. Os pedidos abrangem o mundo todo, incluindo programas ayurvédicos na Índia, escapadas de ioga e surfe na Costa Rica e retiros nas Montanhas Rochosas canadenses, onde o silêncio, em si, faz parte da cura. Essas viagens podem até mesmo abranger gerações, com pais e avós incentivando os participantes mais jovens (nem sempre dispostos) a se afastarem das redes sociais e se reconectarem com o mundo natural. Saúde mental e longevidade são tão importantes quanto o condicionamento físico, e muitos veem essas viagens como investimentos em um futuro mais saudável.

De acordo com consultores, saúde e bem-estar agora figuram como a segunda experiência mais solicitada por viajantes solo, que são atraídos por programas que promovem estrutura e autodescoberta.

Destinos em alta

Algumas conclusões do relatório em relação aos destinos mais procurados e desejados pelos viajantes de luxo:

  • Manter-se fresco continua em alta em 2026, com Islândia, Antártica e Noruega liderando a lista de destinos em ascensão. Ou seja, as pessoas estão fugindo do calor excessivo.
  • Marrocos mantém-se firme entre os cinco primeiros, enquanto o Egito sobe três posições, atraindo interesse por cruzeiros privados no Nilo e acesso antecipado ao Grande Museu Egípcio.
  • O Vietnã também sobe três posições, chegando ao sexto lugar entre os destinos em ascensão, destacando-se pelo seu excelente custo-benefício e como uma alternativa inovadora aos outros destinos em expansão da Ásia.
  • O Japão domina em todos os quesitos – ficando logo atrás da Itália como o principal destino global e escolha para viagens em família, em terceiro lugar para viagens individuais e figurando entre os 10 primeiros para luas de mel e cruzeiros.
  • Pela primeira vez, Quioto se junta a Tóquio entre as principais cidades para visitar em 2026.
  • O Canadá ganha impulso em todas as categorias, aparecendo entre os 10 primeiros para viagens globais, em família e de aventura, e entre os cinco primeiros para viajantes individuais.
  • Alternativas elegantes aos ícones europeus estão roubando a cena, incluindo Riga, na Letônia, com sua impressionante arquitetura Art Nouveau, a ensolarada Riviera da Albânia, os resorts intimistas do Adriático em Montenegro e as cidades históricas de Malta repletas de charme mediterrâneo. Cada um serve como uma alternativa mais barata e menos lotada a países mais turísticos como a Itália e a Croácia.

TOP DESTINOS GLOBAIS

  1. Itália
  2. Japão
  3. Grécia
  4. França
  5. Croácia

DESTINOS EM ASCENSÃO

  1. Islândia
  2. Antártica
  3. Noruega
  4. Marrocos
  5. Egito

TOP ASPECTOS DO TURISMO SUSTENTÁVEL

  1. Evitar destinos com excesso de turistas (overtourism)
  2. Conservação da vida selvagem/Interação
  3. Restaurantes com produtos da fazenda à mesa
  4. Dando de volta/Apoiando as comunidades locais
  5. Comprar de empresas que empregam locais

TOP CIDADES

  1. Paris
  2. Tóquio
  3. Barcelona
  4. Quito
  5. Roma

TOP DESTINOS DE AVENTURA

  1. Antártica
  2. Islândia
  3. África do Sul
  4. Costa Rica
  5. Quênia

TOP DESTINOS DE LUA DE MEL

  1. Itália
  2. Grécia
  3. Bali
  4. Maldivas
  5. Polinésia Francesa

TOP ITINERÁRIOS DE CRUZEIROS

  1. Mediterrâneo
  2. Alasca
  3. Ilhas Gregas
  4. Rio Danúbio
  5. Antártica

TOP DESTINOS PARA FAMÍLIAS

  1. Itália
  2. Japão
  3. Costa Rica
  4. Estados Unidos
  5. Grécia
PANROTAS / Artur Luiz Andrade
Hotel Royal Monceau, em Paris
Hotel Royal Monceau, em Paris

TOP DESTINOS PARA VIAGENS SOLO

  1. Itália
  2. França
  3. Japão
  4. Canadá
  5. Reino Unido

TOP EXPERIÊNCIAS EM VIAGENS SOLO

  1. Aventura/Trekking
  2. Saúde e bem-estar
  3. Tours guiados
  4. Exploração cultural
  5. Viagens gastronômicas
PANROTAS / Artur Luiz Andrade
Expedições estão em alta
Expedições estão em alta

TOP TENDÊNCIAS EM VIAGEM PARA 2026

  • Viagens em família
  • Viagens multigeracionais em família
  • Viagens de aventura
  • Imersões culturais
  • Cruzeiros de expedição

TOP MOTIVAÇÕES PARA VIAJAR

  • Celebrar conquistas ou datas especiais
  • Explorar novos destinos
  • Passar tempo com quem amamos
  • Descansar e relaxar
  • Escapar do clima ruim

TOP EXPERIÊNCIAS DE ULTRALUXO

  1. Experiências all inclusive
  2. Viagens de celebração
  3. Privacidade
  4. Aventura
  5. Experiências hiper-personalizadas

Leia tudo sobre a ILTM Cannes 2025

Frases e análises de Matthew Upchurch

O CEP da Virtuoso, Matthew Upchurch, em sua conversa com a imprensa na ILTM Cannes, trouxe não apenas dados do relatório produzido com tendências e números, mas também sua visão pessoal e de especialista.

Sobre longevidade: “66% dos humanos com idade de 65 ou mais que já viveram na Terra em todos os tempos, estão vivos hoje. A longevidade é uma revolução.”

Sobre distribuição: “Os consultores de viagens movimentam esse mercado mostrando aos viajantes abastados o valor do luxo. Não somos distribuidores. As pessoas com dinheiro confiam suas viagens aos consultores, falamos das nuances do valor do luxo.”

Sobre gerações: “Nem os millennials, ne, a geração Z abandonaram os consultores. Toda geração prova o contrário e os millenials nos trouxeram de volta a definição clássica do luxo. “É claro que eu sei e posso fazer tudo sozinho, como reservas em sites e apps, mas eu não quero. E posso não querer.”

Sobre crises: “Toda grande disrupção só fez as viagens se tornarem mais valiosas e valorizadas.”

Uma palavra que define o luxo: “Diversidade. Porque seja entre os viajantes de luxo que estão no 1% do topo da pirâmide ou entre os viajantes aspiracionais, os desejos, as culturas e as pessoas são diferentes. E o consultor de viagens é um espelho dessa diversidade.”

Sobre voltar a lugares que amamos: “Gostamos de rever nossos destinos preferidos, mas queremos fazer também algo novo nesses locais. Nasce a fusion travel: locais que amamos com algo novo.”

Sobre serviço: “Serviço é o que fazemos. Mas é a hospitalidade que vale. Hospitalidade é como eu faço você se sentir. Os consumidores hoje são muito sábios e sentem a diferença.”

A PANROTAS viaja a convite da ILTM Cannes, com proteção GTA



Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Artur Luiz Andrade

Conteúdos por

Artur Luiz Andrade

Artur Luiz Andrade tem 18758 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Artur Luiz Andrade é editor-chefe da PANROTAS, jornalista formado pela UFRJ e especializado em Turismo há mais de 30 anos.