Filip Calixto   |   11/03/2024 23:22   |   Atualizada em 12/03/2024 20:05

Famtour pela Toscana: visita com guia por Lucca e Pisa; veja fotos

Passeios do dia encerram a programação pela Toscana; grupo agora está em Roma, onde fica dois dias

PANROTAS / Filip Calixto
Grupo de agentes levado à Itália por Visual Turismo, Carrani Tours e ITA Airways hoje conheceu Lucca e Pisa
Grupo de agentes levado à Itália por Visual Turismo, Carrani Tours e ITA Airways hoje conheceu Lucca e Pisa

ROMA (Itália) - Muralhas construídas há séculos e ainda muito bem preservadas revelam uma cidade cheia de histórias e belas construções. No que um dia foi uma fortaleza contra inimigos e até labirinto para confundir forasteiros, hoje vive uma população repleta de estudantes e receptiva com quem chega de fora. Assim é Lucca, cidade no noroeste da Toscana, que hoje foi visitada por um grupo de agentes de viagens brasileiros dispostos a explorar a região.

A charmosa cidade foi escolhida para abrir o último dia de passeio de um famtour iniciado ainda na semana passada e que entrou hoje (11) na sua reta final. Convidados pela parceria entre Visual Turismo, Carrani Tours e ITA Airways a conhecer as cidades da Toscana, o grupo de nove agentes conheceu Lucca acompanhado de perto por um guia local, fluente em português e que explicou todos os detalhes da história e arquitetura do lugar.

Quem acompanhou o grupo foi o guia Roberto Scamuzzi, que conhece a fundo a história da região e, sobretudo, de quatro cidades ao redor: Pisa, Lucca, San Gimignano e Volterra. Morador de Pisa, o guia é um especialista sobre a formação de Lucca como cidade e atualmente empresta seus conhecimentos também aos clientes da Carrani Tours, em seus passeios guiados pela cidade. Muitos dos que ele atende são brasileiros e, para isso, a sua fluência em português é fundamental.

"Existem detalhes, contos e características especiais de cada cidade, e que só podem ser divididas com o turista a partir de alguém que conhece como um guia. Esta cidade, por exemplo, foi um labirinto e para não se perder e aproveitar as surpresas de cada esquina nada melhor do que estar com quem conhece", pontua o Scamuzzi, contando sobre como aproveitar Lucca.

PANROTAS / Filip Calixto
Equipe da Carrani Tours no passeio do dia: Antonio, Maria Camilla Alcorta e Roberto Scamuzzi
Equipe da Carrani Tours no passeio do dia: Antonio, Maria Camilla Alcorta e Roberto Scamuzzi

A cidade fortaleza, como o guia se refere ao município, é uma das preciosidades da região e foi uma agradável surpresa na opinião de todos os agentes convidados que passaram pelo lugar. "Não se encontra em outras cidades o que se vê aqui e para que isso seja explicado e compreendido pelo viajante, a presença de alguém que conheça faz toda a diferença", completa o guia.

Nas quatro cidades em que Scamuzzi é especialista a Carrani oferece guias falando português, assim como também ocorreu no passeio de ontem por Siena.

"Esse é um dos diferenciais dos roteiros que oferecemos. Contar ao turista o que é a cidade, com profissionais que amam o que fazem torna toda a experiência melhor", enfatiza a representante da Carrani Tours que também está na viagem, Maria Camilla Alcorta.

Curiosidades sobre Lucca:

  • Os cinco quilômetros de muros de pedra que rodeiam o centro histórico da cidade foram construídos no século XVI e ajudaram para que Lucca não se envolvesse em nenhuma batalha
  • O centro da cidade histórica, onde hoje existe casas, já foi um coliseu com uma arena onde as feras e os gladiadores se enfrentavam
  • Lucca já existia no ano 56 A.C
  • No centro histórico, apenas os moradores são autorizados a circular de carro

A programação do dia foi encerrada com a ida à Torre de Pisa, em Pisa, completando assim o roteiro da viagem pela Toscana.

No começo da noite, o grupo chegou à Roma, onde se conclui a programação, com dois dias conhecendo as atrações da capital italiana.

No álbum logo abaixo confira fotos do dia de passeios na viagem para a Toscana.

A reportagem da PANROTAS viaja a convite da parceria Visual Turismo, ITA Airwais e Carrani Tours, com proteção Intermac Seguro Viagens


Tópicos relacionados