Victor Fernandes   |   18/03/2024 11:31   |   Atualizada em 18/03/2024 11:32

Hurb e 123 Milhas lideram reclamações no Procon-SP em 2023

Órgão de defesa do consumidor registrou 769,5 mil queixas contra companhias em São Paulo em 2023


Reprodução/Wikipedia
Hurb teve 11.631 reclamações registradas, com apenas 7% solucionadas
Hurb teve 11.631 reclamações registradas, com apenas 7% solucionadas

O Procon-SP divulgou na última sexta-feira (15) a lista das empresas que mais receberam reclamações em 2023. As informações contidas no levantamento contemplam as queixas que não foram solucionadas em uma primeira tentativa de acordo feita pelo órgão de defesa do consumidor e acabaram sendo convertidas em processos administrativos. Hurb Technologies S/A, Grupo 123 Milhas e Enel ocupam os primeiros lugares no ranking.

“O grande volume de reclamações reflete o tamanho da economia paulista, mas ainda chama a atenção o baixo índice de solução apresentado pelas empresas, especialmente as que figuram nas primeiras colocações no ranking”.

Luiz Orsatti Filho, diretor executivo do Procon-SP

Em todo o ano de 2023 foram registradas 769.556 reclamações no canal de atendimento on-line e nos postos presenciais. Destas, 672.040 foram mediadas em uma primeira fase (a diferença de 97 mil se refere a consultas, denúncias e outras interações com consumidores). No período, foram finalizadas 207.220 queixas feitas contra 21.925 fornecedores, com mediação feita pelos especialistas do Procon-SP – independentemente de terem sido atendidas pelo fornecedor.

As duas primeiras colocações do cadastro são de empresas do setor de Turismo que vendiam viagens com datas de agendamento flexível: Hurb e 123 Milhas. Os problemas mais citados pelos consumidores em relação a elas foram ofertas não cumpridas, dificuldade na devolução dos valores pagos, dificuldade para cancelar ou alterar o contrato e questionamento de cobranças (serviço não fornecido).

A Hurb teve 11.631 reclamações registradas, sendo 809 atendidas e 10.822 não atendidas, com um índice expressivamente baixo (7%) de solução das queixas apresentadas. Em maio de 2023 a empresa foi multada pelo Procon-SP em R$ 4,4 milhões.

Já a 123 Milhas teve 8.186 reclamações – 494 atendidas e 7.692 não atendidas. A empresa entrou com pedido de recuperação judicial e o Procon-SP solicitou entrar como Amicus Curiae; a companhia também foi multada pelo Procon-SP no valor de R$ 2,5 milhões.

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