Da Redação   |   09/04/2025 12:36
Atualizada em 09/04/2025 19:52

Senacon nega que TAC com Hurb tenha sido assinado

Se for assinado, o acordo será divulgado nos canais oficiais da própria Senacon

Divulgação/Hurb
Hurb abandonou seu escritório. Segundo Procon, isso aconteceu para evitar penhoras
Hurb abandonou seu escritório. Segundo Procon, isso aconteceu para evitar penhoras

A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) nega que tenha assinado um acordo com o Hurb. A agência de viagens on-line chegou a publicar em seu site que havia assinado com o órgão, mas posteriormente apagou a publicação. Ao Portal PANROTAS, o Ministério da Justiça garante que a informação é inverídica. "O TAC nunca, jamais, em tempo algum, foi assinado", informou a assessoria do Senacon.

Nos grupos de WhatsApp, circulam prints de que o CEO da PANROTAS, José Guilherme Alcorta, teria recebido o e-mail com o anúncio do acordo entre Hurb e Senacon. Nosso executivo realmente recebeu este e-mail, através do remetente gab.senacon@senacon.org, mas é diferente do e-mail que consta no site oficial do Ministério da Justiça, que seria do próprio gabinete da pasta (gab.senacon@mj.gov.br).

O acordo é fundamental para que o Hurb possa lançar sua plataforma de negociação com clientes lesados e assim reembolsá-los pelos cancelamentos de viagens. Porém, não há qualquer Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado, garante o Ministério da Justiça, a quem a Senacon é ligada.

No fim do ano passado, o Hurb chegou a afirmar que estava trabalhando com o prazo de outubro, citando ajustes finais nos termos do acordo junto à Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon). Só que lá se vão cinco meses e a única parte do acordo ainda não firmada é justamente o Termo de Ajuste de Conduta (TAC). Se sair, esse acordo será divulgado nos canais oficiais da própria Senacon, o que ainda não aconteceu.

O possível acordo prevê uma série de ações com a finalidade de garantir os direitos dos consumidores e recuperar a credibilidade do setor. A criação de uma plataforma digital de conciliação seria a principal finalidade. Por meio dessa plataforma, os clientes poderiam optar entre crédito para viagens futuras ou reembolso atualizado do valor pago.

O TAC, se aprovado, terá validade de cinco anos e abrange consumidores que compraram pacotes entre 1º de janeiro de 2019 e 31 de maio de 2023, mas que, por algum motivo, não usufruíram dos serviços adquiridos.

Nesta semana, o Procon do Rio de Janeiro determinou que a Hurb suspenda venda de pacotes de viagens. Recentemente, além de ter fechado o escritório no Rio de Janeiro e retirado rapidamente seus bens, o Hurb ainda anunciou a demissão de 250 pessoas. Segundo o secretário de Proteção e Defesa do Consumidor da cidade do Rio, João Pires, a empresa fechou a sede física para evitar penhoras.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Da Redação

Da Redação tem 11147 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS