PANROTAS Next: dicas práticas para agentes de viagens ampliarem sua presença digital
Levantamento revela que o Instagram lidera como principal fonte de inspiração para viagens

O impacto das redes sociais nas escolhas e nas experiências de viagem dos brasileiros foi apresentado pelo CEO da PANROTAS, José Guilherme Alcorta, e pelo CCO e editor-chefe, Artur Andrade, durante o PANROTAS Next, realizado ontem (5) em Santos (SP).
Com o título "Scroll & Go – A Jornada Social dos Viajantes Brasileiros", a apresentação trouxe dados atualizados e orientações práticas para que agentes de viagens possam ampliar sua presença digital e conquistar clientes de forma mais efetiva. São elas:
- Incentivar clientes satisfeitos a marcar o agente em postagens;
- Manter contato antes, durante e depois da viagem;
- Investir em conteúdo que impacte mesmo quem não está procurando ativamente por viagens (os chamados 14% de “descobrimento passivo”); e
- Apostar em formatos visuais como vídeos curtos, imagens atrativas e parcerias com influenciadores.
José e Artur destacaram que o processo de decisão de viagens mudou de forma radical, pois hoje o passageiro também atua como influenciador.
O levantamento revelou que o Instagram lidera como principal fonte de inspiração para viagens, seguido de YouTube, TikTok e, em queda de relevância - principalmente entre jovens -, o Facebook. O destaque fica, também, pela força inesperada do YouTube como ferramenta de busca de destinos.
Por fim, Alcorta e Andrade ressaltaram que os jovens desempenham papel fundamental na promoção de destinos, já que estão conectados o tempo todo e compartilham experiências em tempo real. As informações apresentadas foram baseadas em pesquisa do TRVL Lab, laboratório de inteligência de mercado criado pela PANROTAS em parceria com a Mapie.
O PANROTAS Next Santos é patrocinado por Bahia Turismo, Governo do Estado da Bahia, Grupo Confiança, Curaçao, Governo do Estado do Espírito Santo, Europ Assistance, ITA Airways, Mato Grosso do Sul, Promperú, Paraná, Visual Turismo, Associação dos Profissionais de Turismo da Baixada Santista, Bourbon Convention Hotel Santos e Prefeitura de Fortaleza.