Para CEO da Clube Turismo, falas de Renato Kido são estarrecedoras e alheias à realidade
Franqueadora relembra pioneirismo ao suspender emissões com a ViagensPromo e critica falta do fundador

As declarações recentes de Renato Kido, fundador da ViagensPromo, continuam repercutindo de forma negativa no setor de Turismo. Entre as manifestações mais contundentes está a da Clube Turismo, uma franqueadora com 571 unidades no País, que se disse incrédula diante da fala do executivo. Para a CEO Ana Virgínia Falcão, a entrevista apresenta uma versão "estarrecedora e alheia à realidade" de um colapso que deixou prejuízos milionários e comprometeu a credibilidade de milhares de agências.
A dirigente lembra que a franqueadora foi uma das primeiras redes a suspender emissões com a ViagensPromo, ainda em janeiro de 2025, quando os primeiros sinais de instabilidade começaram a surgir. “Tomamos essa decisão porque não podíamos expor nossos franqueados e seus clientes a um risco cada vez mais evidente”, afirmou Ana Virgínia.
Na nota oficial enviada ao mercado, a CEO da Clube Turismo contesta a narrativa de Kido de que estaria “resolvendo casos individualmente” e que o chargeback seria uma solução para as agências. Para a executiva, essa leitura não se sustenta:
“O reembolso não cobre a necessidade de nova compra da mesma viagem, o que acarreta problemas muito maiores do que soluções. É inacreditável que fatos tão graves sejam relativizados”
Ana Virgínia Falcão, CEO da Clube Turismo
A executiva também destacou que os canais da ViagensPromo foram desativados, que sua equipe foi desligada e que o próprio Kido deixou de responder mensagens e ligações desde 11 de março. “Os canais oficiais não demonstraram qualquer eficiência de comunicação, nem capacidade de resolver as demandas enviadas por nossa rede”, disse.
Mesmo em meio ao colapso da operadora, a Clube Turismo garante que conseguiu proteger suas franquias graças ao uso de fornecedores homologados e à força de sua rede.
“Ler hoje que o principal responsável afirma estar empenhado em reparar danos é absolutamente alheio à realidade. O que vivemos foi abandono completo, e nossas decisões rápidas foram essenciais para proteger franqueados e consumidores”
Ana Virgínia Falcão, CEO da Clube Turismo