AEROPORTOS

Aeroporto de Fortaleza conclui 37% das obras; veja novidades

Divulgação Fortaleza Airport
Obras de expansão do aeroporto devem ser finalizadas até 2020
Obras de expansão do aeroporto devem ser finalizadas até 2020

As reformas no aeroporto de Fortaleza, gerenciado desde janeiro deste ano pela Fraport Brasil, seguem acontecendo a passos largos. Após revelar um mês atrás que 20% das obras estavam concluídas, nesta semana a concessionária anunciou que realizou 37% de tudo que é previsto para o terminal.

Embora ainda tenha muito a ser realizado, algumas etapas já foram finalizadas, com melhorias entregues aos passageiros. Entre elas, a unificação das salas de embarque doméstico do empreendimento, o que, segundo comunicado da Fortaleza Airport, transformou a área em "uma grande sala de circulação, facilitando, assim, o embarque por uma única entrada". Foi entregue também uma nova área de inspeção de segurança.

As primeiras melhorias no terminal existente foram finalizadas ainda em março, quando novos sistemas operacionais, iluminação, banheiros, wi-fi e sinalização foram renovados.

PRÓXIMAS ETAPAS: ESTACIONAMENTO, CHECK-IN E PONTES DE EMBARQUE

Até o final de dezembro deste ano, será iniciada a construção de um novo estacionamento para passageiros e táxis, com previsão de entrega para o segundo trimestre do ano que vem.

Também no segundo trimestre de 2019 o Fortaleza Airport abrirá uma nova área para realização de check-in para voos domésticos e internacionais. Os balcões serão realocados no novo edifício que a concessionária tem construído, e que abriga a expansão do terminal.

Divulgação Fortaleza Airport
Novo edifício está sendo construído com oito novas portas de embarque, e será anexado ao complexo principal do aeroporto
Novo edifício está sendo construído com oito novas portas de embarque, e será anexado ao complexo principal do aeroporto

Já no terceiro trimestre do próximo ano, o consórcio iniciará a instalação de oito novas pontes de embarque na área da expansão. No mesmo período, as áreas de embarque do atual terminal e da expansão serão unificadas.

Por fim, está previsto para o início de 2020 a unificação completa dos prédios (terminal existente e expansão) e o novo píer de embarque. O valor investido na obra supera R$ 1 bilhão, o que contempla a contratação do consórcio, a compra de equipamentos, o desenvolvimento e a gestão do projeto.

EXPANSÃO INTERNACIONAL

As obras de expansão do aeroporto de Fortaleza devem ajudar a suprir o aumento da oferta de voos internacionais no destino cearense. De acordo com o Secretaria de Turismo do Ceará (Setur-CE), o incremento projetado para dois anos deve ser de cerca de 150 mil turistas de outras nacionalidades.

Isso graças ao início das operações do hub da Air France-KLM e Gol e dos novos voos da Latam em Fortaleza, que já começaram a trazer resultados para o Turismo cearense.

TRANSTORNOS PELAS OBRAS

A Fraport Brasil ainda emitiu um comunicado pedindo desculpas e compreensão com o período de obras do aeroporto; confira abaixo:

"A Fraport Brasil - Fortaleza a pede sinceras desculpas por qualquer transtorno gerado pelas obras e espera que os passageiros e usuários do Fortaleza Airport apreciem os resultados dos seus esforços quando os trabalhos estiverem concluídos."

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA