AEROPORTOS

Istambul tem aeroporto duas vezes maior que o de Pequim; conheça

Desde 6 de abril de 2019, a Turquia tem uma nova porta de entrada para voos internacionais e nacionais. Seu nome é simples e objetivo, Istanbul Airport, mas sua construção e operação são para lá de complexas. Planejado para ser o maior aeroporto do mundo, suas obras serão finalizadas apenas em 2028, porém, a inauguração de sua primeira fase já é responsável por números de impressionar, a começar pelo terreno escolhido, dono de 76 quilômetros quadrados de área.

Divulgação/IGA
Novo Aeroporto de Istambul terá capacidade para 200 milhões de pax por ano
Novo Aeroporto de Istambul terá capacidade para 200 milhões de pax por ano
Atualmente, três pistas, todas com mais de 3,75 mil metros de extensão, estão em funcionamento, e outras três serão entregues ao longo dos próximos anos. Já o terminal principal de passageiros conta com 1,4 milhão de metros quadrados, ou o dobro do novo Aeroporto de Pequim, na China, inaugurado recentemente. De acordo com o diretor de Planejamento do Istanbul Airport, Ismail Polat, a expectativa é de transportar 200 milhões de pessoas por ano quando o projeto estiver 100% concluído.

“Havia uma necessidade de aprimorar a infraestrutura e o governo sabia disso. O novo aeroporto não é só sete vezes maior que o Ataturk, como tem o maior terminal do mundo e segue em uma posição geográfica estratégica para a aviação internacional. Se traçarmos um raio de alcance a partir de Istambul, pensando na capacidade de voo das aeronaves que temos, não sobra muita área do planeta sem ser atendida”, disse Polat.

Segundo o diretor de Planejamento, cerca de 70 milhões de pessoas passarão pelo terminal durante seu primeiro ano de funcionamento e 371 aeronaves podem ficar estacionadas ao mesmo tempo no aeroporto, sendo 114 acopladas aos fingers. As ambições são tão grandes que até 15 Airbus 380, maior avião comercial do mundo, podem utilizar os gates do aeroporto ao mesmo tempo.

Marcel Buono
Ismail Polat, diretor de Planejamento do Istanbul Airport
Ismail Polat, diretor de Planejamento do Istanbul Airport
“Não pensamos em outro nome, pois nada pode ser mais direto e significativo do que a palavra Istambul. Tudo está saindo de acordo com o planejado até o momento e não perdemos nem sequer uma bagagem. Tivemos passageiros que chegaram com seis horas de antecedência para um voo, pois pensavam que, pelo tamanho do aeroporto, o processo seria demorado. No fim, tiveram mais de cinco horas livres para aproveitar a nossa infraestrutura”, contou Polat.

Ao todo, o novo Aeroporto de Istambul oferece 240 mil metros quadrados entre serviços e restaurantes, sendo que sua área de Duty Free é dona de 54 mil metros quadrados. Lojas de marcas de luxo como Louis Vuitton, Valentino, Hermes, Dior e Bottega Veneta também fazem parte do comércio local. Já seu estacionamento tem capacidade para 40 mil veículos, enquanto o sistema de manejo de bagagens tem 42 quilômetros de esteiras, sendo o maior do mundo.

INVESTIMENTO E TRANSIÇÃO
Entre as curiosidades do novo aeroporto turco está o processo de transição das operações que eram realizadas no Ataturk. Em uma só noite, todos os aviões da Turkish Airlines que estavam lá realizaram um voo de aproximadamente sete minutos para sua nova base que foi registrada na Iata com o código IST. A companhia aérea de bandeira da Turquia é responsável por 77% do share de pousos e decolagens.

“O Ataturk continua recebendo voos de carga no momento, mas provavelmente será transformado em um parque público quando todas as operações do tipo forem transferidas para o novo aeroporto. As tarifas aeroportuárias são fixas na Turquia, portanto a operação continua com o mesmo valor para as companhias aéreas”, explicou o diretor de Planejamento do Istanbul Airport.

Ao todo, mais de dez bilhões de euros já foram gastos na construção do aeroporto, além de 22 bilhões de euros investidos pela administradora IGA pela concessão de 25 anos do local. Atualmente, duas rodovias já dão acesso ao terminal e duas linhas de metrô estão em obras. Já um trem de alta velocidade está em processo de licitação.

De acordo com a administração, até 2025 serão gerados cerca de 225 mil empregos diretos por conta do novo aeroporto, além de um incremento de 4,89% no PIB nacional. Na parte ambiental, a instalação recebeu os selos Green Airport e Leed, do U.S. Green Building Council, por conta da sua eficiência na gestão de energia elétrica, água e resíduos.

Confira a seguir as fotos exclusivas da PANROTAS no Istanbul Airport:

A PANROTAS viaja a convite da Turkish Airlines e com proteção Vital Card.
 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA