Artur Luiz Andrade   |   07/04/2021 14:49
Atualizada em 07/04/2021 14:54

Vinci Airports conta planos para terminais da Região Norte

Crescimento verde e investimentos para a recuperação econômica são prioridades

Vinci Airports
Após a conclusão da sexta rodada de leilões realizada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a Vinci Airports conquistou a concessão, por 30 anos, de sete aeroportos da região Norte do Brasil: Manaus, Porto Velho, Rio Branco, Boa Vista, Cruzeiro do Sul, Tabatinga e Tefé. Esses aeroportos receberam 4,7 milhões de passageiros em 2019.

Além de assegurar a operação, manutenção e modernização dos terminais e pistas, a Vinci Airports divulgou que irá transformar esses aeroportos em infraestruturas ecoeficientes, com meta de zero emissões líquidas; instalação de fazendas fotovoltaicas; gestão da água e dos resíduos sólidos; implantação de laboratórios de diversidade; e projetos para redução da pegada de carbono em parceria com ONGs locais.

A Vinci Airports disse que vai se basear na política ambiental bem-sucedida que vem implementando desde 2018 no Salvador Bahia Airport, outro terminal administrado por ela no País.

A concessionária comunicou que também pretende apoiar a recuperação da economia brasileira no pós-pandemia, desenvolvendo o tráfego de passageiros e as atividades cargueiras no Aeroporto Internacional de Manaus, terceiro maior aeroporto de cargas do Brasil. “Pilar do desenvolvimento econômico e comunitário da região amazônica, Manaus tem um papel estratégico na economia do país, particularmente pelo alto crescimento da indústria de eletrônicos”, diz a empresa em comunicado.

A Vinci Airports, cuja rede global agora abrange 52 aeroportos, 16 deles na América Latina, mais especificamente no Brasil, Chile, Costa Rica e República Dominicana.

"Nosso roteiro é claro: aeroportos verdes para o crescimento verde. Nessa região onde o transporte aéreo é essencial, a Vinci Airports tornará esses aeroportos mais resilientes e ecoeficientes, a fim de sustentar a recuperação econômica no Brasil, enquanto preserva o planeta. Estamos ansiosos para iniciar as operações, junto com as autoridades brasileiras e as comunidades locais", comentou o CEO da Vinci Concessions e presidente da Vinci Airports, Nicolas Notebaert.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Artur Luiz Andrade

Conteúdos por

Artur Luiz Andrade

Artur Luiz Andrade tem 18742 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Artur Luiz Andrade é editor-chefe da PANROTAS, jornalista formado pela UFRJ e especializado em Turismo há mais de 30 anos.