Movida

Henrique Santiago   |   22/08/2018 14:22

Aéreas têm prejuízo milionário no caso Intercontinental e Prime

Em entrevista, a empresa declara que foi lesada em um R$ 295.359,76 (até 10 de agosto).

Divulgação/ Air Canada
Os desdobramentos do caso Prime e Intercontinental ainda estão longe de acabar. O Portal PANROTAS apurou o prejuízo causado às companhias aéreas no caso que envolve a subconsolidadora de Porto Alegre e a consolidadora de Vitória.

A reportagem entrou em contato com mais de dez companhias aéreas, entre brasileiras e internacionais, mas apenas a Air Canada se pronunciou até a publicação desta matéria. Em entrevista, a empresa declara que foi lesada em um R$ 295.359,76 (até 10 de agosto). Outras empresas não quiseram comentar oficialmente, mas confirmam prejuízos.

O Portal PANROTAS também apurou que seis aéreas concederam condições para a Prime comprar diretamente, sem a intermediação da Intercontinental. Ou seja, condições de consolidadora. Ainda, a reportagem descobriu que outra companhia aérea teve perdas avaliadas em R$ 500 mil.

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“O nosso prejuízo com a Intercontinental foi de R$ 16.981,35. Em um período muito próximo, maio de 2018, tivemos um outro prejuízo com a Prime Consolidadora, quando deixou de pagar várias empresas aéreas e foi suspensa da Iata, o total do nosso prejuízo com a Prime foi de R$ 479.161, 75. Com o rateio da garantia Iata mais o que tínhamos de deposito de grupos, o valor atual em aberto é de R$ 295.359,76”, disse, em nota.

Após o prejuízo financeiro, a transportadora que realiza voos diretos entre São Paulo e Toronto afirma que os dois casos foram entregues aos advogados e a cobrança será feita na justiça.

A transportadora de bandeira do Canadá sugere aos agentes de viagens uma visão mais crítica em relação à saúde financeira dos fornecedores e manter contato próximo deles. “Além do prejuízo financeiro, esse tipo de acontecimento gera insegurança ao trade e aos passageiros, que muitas vezes são impedidos de desembarcar”, afirmou a empresa.

No Brasil, o diretor geral da Air Canada é Giancarlo Takegawa.

O tema da subconsolidação ainda rende muitos debates no Turismo, com algumas empresas sendo a favor, desde que com gerenciamento de crédito. Outras pedem mais transparência, já que alguns agentes de viagens não sabiam que havia essa triangulação Prime-Intercontinental-Empresa aérea na emissão de seus bilhetes.

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*Atualizado às 14h21 de hoje, 23/08

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