Victor Fernandes   |   11/04/2022 11:30

Catar ganha espaço aéreo pela primeira vez na história

Céus do mapa do espaço aéreo mundial serão redesenhados pela primeira vez em décadas

A decisão permite que o país assuma o controle de uma área dos céus pela primeira vez
A decisão permite que o país assuma o controle de uma área dos céus pela primeira vez
Em um veredicto histórico para a aviação no Oriente Médio, a agência especial da ONU para aviação “ICAO – a Organização de Aviação Civil Internacional” concordou em estabelecer um novo e primeiro espaço aéreo para o Estado do Catar conhecido como “Doha FIR”, redesenhando os céus do mapa do espaço aéreo mundial pela primeira vez em décadas. As informações são do portal Doha News.

O estabelecimento de uma FIR de Doha encolhe o espaço aéreo existente do Bahrein e se estende para o leste em direção aos Emirados Árabes Unidos e ao norte em direção ao Irã. A FIR de Doha foi aprovada pelos países membros do conselho da ICAO, que incluem os Estados Unidos, África do Sul, Cingapura, Grécia e os vizinhos do Golfo, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos.

Após um processo que levou vários anos, a ICAO concordou na audiência final da questão que a FIR de Doha deve ser estabelecida em duas fases. No diagrama abaixo, a “Área A” da FIR Doha é uma área de 'altitude ilimitada' a ser controlada pelo Qatar. Inicialmente, a “Área B” será controlada a uma altitude de 7.468 metros. Dentro de dois anos, a Área B se juntará à Área A tornando-se uma área de altitude ilimitada.

Alex Macheras

À medida que o espaço aéreo do Bahrein encolhe, o Catar terá um fluxo de tráfego que às vezes pode ser o mais movimentado do mundo. Aproximadamente 70% dos voos para os Emirados Árabes Unidos passarão pelo novo espaço aéreo do Catar. A área também está ocupada com outros jatos estrangeiros que sobrevoam o Golfo para viajar de e para a Ásia – muitos o fazem porque outras rotas acima da Ucrânia e do Afeganistão estão praticamente fora dos limites devido aos conflitos recentes.

Com um novo FIR próprio, o Catar ganhará a tão necessária independência do espaço aéreo, e o país terá a capacidade de maximizar a eficiência das viagens aéreas ao redor do Catar para melhor atender às metas de sustentabilidade das viagens aéreas do país. O Catar se beneficiará ainda das taxas de sobrevoo pagas por outras companhias aéreas pelo uso de seu espaço aéreo – o que é prática comum na aviação.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Victor Fernandes

Victor Fernandes tem 6060 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS