Rodrigo Vieira   |   15/10/2020 16:32

Gol obtém certificado ambiental da Iata

Companhia é a primeira do Brasil a receber o selo, em um rol de 13 aéreas no mundo


Divulgação
A Gol Linhas Aéreas agora é certificada pela IEnvA - Iata Environmental Assessment -, ou Avaliação Ambiental Iata, de responsabilidade da Associação Internacional do Transporte Aéreo. A comprovação coloca a Gol em um rol de 13 companhias aéreas mundiais detentoras desta chancela e a primeira do Brasil a conquistá-la. Isto significa, segundo a Iata, que a Gol desenvolveu uma política ambiental sólida e estabeleceu suas responsabilidades ambientais, inclusive de sua liderança.

Diferentemente da certificação IOSA (Auditoria de Segurança Operacional IATA), que é obrigatória e a Gol detém há 12 anos, a IEnvA nasce de uma afiliação opcional. A companhia se inscreveu nesse sistema de responsabilidade ambiental em 2019.

"A certificação IEnvA surge como um reconhecimento do esforço em desenvolver um sólido plano de gestão ambiental na Companhia, algo em que estamos trabalhando desde 2016. Com a IEnvA, comprova-se que chegamos a um nível de implantação real dessas diretrizes, o que reforça nosso comprometimento com as questões ambientais", afirma o comandante e assessor de projetos ambientais da Gol, Pedro Scorza.

"Neste estágio 1, a Gol identifica suas questões ambientais e assume as obrigações de conformidade para com elas. Tal compromisso engaja também a alta administração da Gol, que se incumbe de garantir recursos e a execução da gestão ambiental na empresa, de forma transversal, atingindo todas as áreas, sem exceção", conclui Scorza.

Entre os pontos relevantes, estão a total atenção às mudanças climáticas, embasada na busca pelo consumo consciente de combustível e redução de emissões de gases de efeito estufa, e o tratamento de resíduos, uma maneira de frear seu impacto no clima, no ar, na fauna e flora.

Agora a Gol busca, dentro de um prazo de dois anos, conquistar o estágio 2 da IEnvA, que é o mais alto nível de conformidade e demonstra melhoria contínua no desempenho ambiental.

Tópicos relacionados