Beatrice Teizen   |   20/01/2021 10:36

IAG compra Air Europa por preço reduzido de 500 mi de euros

Segundo o acordo alterado, valor não será pago até o sexto aniversário da conclusão da aquisição

O International Airlines Group concordou em comprar a espanhola Air Europa por 500 milhões de euros (US$ 606,7 milhões), depois que a pandemia de covid-19 cortou o preço pela metade – sendo de 1 bilhão de euros anteriormente.

Divulgação
Air Europa
Air Europa
Segundo o acordo alterado, a Iberia, que está comprando a Air Europa em nome do IAG, não pagará os 500 milhões de euros até o sexto aniversário da conclusão da aquisição. Os termos revistos estão condicionados à negociação satisfatória entre a Iberia e a Sociedad Estatal de Participaciones Industriales.

Assumindo a satisfação de todas as condições do acordo de alteração e da aquisição, a conclusão está prevista para ocorrer no segundo semestre de 2021. A compra ainda está sujeita à aprovação da Comissão Europeia.

JUSTIFICATIVA ESTRATÉGICA
Para o Conselho de Administração do IAG, a aquisição continua sendo estrategicamente importante para o futuro do grupo e da Iberia e posiciona o conglomerado para beneficiar de oportunidades de crescimento à medida que a indústria emerge do impacto da crise. Entre as vantagens estão:

  • Aumento da importância do hub de Madri, transformando-o em um concorrente à altura de Amsterdã, Frankfurt e Paris Charles de Gaulle
  • Desbloqueio de novas oportunidades de crescimento de rede
  • Oferecimento de benefícios ao cliente, proporcionando maior escolha e flexibilidade de programação e maiores oportunidades de ganhar e resgatar milhas

“Tanto a Iberia quanto o IAG estão demonstrando sua resiliência para enfrentar a crise mais profunda da história da aviação. Fazer parte de um grande grupo é a melhor garantia para superar os desafios atuais do mercado, que também beneficiará a Air Europa assim que a transação for concluída. Estou satisfeito por termos chegado a um acordo com a Globalia para adiar o pagamento até a recuperação esperada em viagens aéreas após o fim da pandemia e quando esperamos realizar sinergias significativas resultantes da transação”, afirma o CEO do grupo, Luis Gallego.

Tópicos relacionados