Artur Luiz Andrade   |   28/01/2022 14:41
Atualizada em 28/01/2022 14:54

Cadier comemora liderança, mas foca em Latam sustentável

Latam Airlines fechou 2021 como número 1 em viagens domésticas


Divulgação
Jerome Cadier, CEO da Latam Brasil
Jerome Cadier, CEO da Latam Brasil
O CEO da Latam Brasil, Jerome Cadier, já havia dito, em entrevista à Revista PANROTAS, que sua meta não é liderar o market share doméstico e sim ter uma operação sustentável e em linha com o novo viajante pós-pandemia. Mas eis que a liderança veio (33,8% contra 33,5% da Azul e 31,8% da Gol, segundo dados da Anac) e ele não teve como deixar de comemorar e agradecer ao seu time.

“Óbvio que ficamos felizes e aproveito para agradecer todos que se dedicaram muito este ano e ajudaram a alcançar este resultado”, escreveu em sua conta no Linkedin. “Menos óbvio é o seguinte: liderança de market share não é minha meta e nada vai mudar com este resultado alcançado em 2021. O que é sim minha meta é ter uma empresa sustentável, em todos os aspectos. E todos sabem que mais do que nunca, no mundo de hoje, liderança não quer dizer sustentabilidade. Às vezes, quer dizer o oposto”, continua.

Cadier está feliz de os clientes terem escolhido voar mais de Latam do que de Azul ou Gol, “mas o que quero é que estes clientes estejam cada vez mais satisfeitos com a escolha que fizeram”.

Para isso, segundo ele, já ainda muito trabalho a ser feito. “Nem tudo funciona sempre, mas tenham a certeza que vamos lutar para fazer mais e melhor. E sei que vocês estão acompanhando esta jornada junto comigo, com muita transparência, muita honestidade e humildade. Mais do que ser líder, prefiro que lembrem da Latam parafraseando um lema da Avis em seu tempo que sempre achei brilhante: We try harder! (Nós nos esforçamos mais, em tradução livre)”.

Reprodução/Facebook/Latam Airlines
COMERCIAL CELEBRA
“Conquistar esse resultado em um ano desafiador e de retomada dos voos engrandece ainda mais o trabalho de todos os funcionários da Latam. A liderança de mercado é consequência dos esforços de toda a companhia para recuperar e ampliar a malha aérea de forma consistente e eficiente no Brasil, para que mais pessoas possam voar”, comenta Diogo Elias, diretor de Vendas e Marketing da Latam Brasil.

Especificamente no mês de dezembro de 2021, quando retomou 95% da sua oferta doméstica de assentos (ASK**) no Brasil, a Latam alcançou 36% de participação doméstica (RPK) com uma taxa de ocupação de 83,1%.

Atualmente, a Latam já voa para mais destinos no Brasil do que antes da pandemia (são 49 hoje contra 44 em 2019). Isso foi possível porque, em 2021, a empresa inaugurou operações inéditas em Comandatuba (BA), Juazeiro do Norte (CE), Petrolina (PE), Jericoacoara (CE) e Vitória da Conquista (BA).

Agora, em janeiro de 2022, a Latam prevê recuperar até 107% da sua oferta doméstica de assentos (ASK) no Brasil, mas esse percentual depende do avanço da variante ômicron. Além disso, de fevereiro a março, a companhia vai retomar operações em Bauru (SP) e inaugurar operações inéditas em Presidente Prudente (SP), Juiz de Fora (MG), Cascavel (PR), Caxias do Sul (RS), Montes Verdes (MG) e Sinop (MT). Em paralelo, planeja iniciar em breve as vendas de passagens para Fernando de Noronha (PE) e estuda mais outros 10 destinos para inaugurar no Brasil.



Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Artur Luiz Andrade

Conteúdos por

Artur Luiz Andrade

Artur Luiz Andrade tem 18743 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Artur Luiz Andrade é editor-chefe da PANROTAS, jornalista formado pela UFRJ e especializado em Turismo há mais de 30 anos.