Nathalia Ribeiro   |   27/06/2022 17:31

United aprova acordo que prevê aumento salarial de pilotos

Decisão de dois anos oferece vários aumentos salariais e melhora as regras de trabalho


United Airlines
Acordo de dois anos oferece vários aumentos salariais e melhora as regras de trabalho
Acordo de dois anos oferece vários aumentos salariais e melhora as regras de trabalho
O sindicato de pilotos aprovou um contrato que aumentaria o pagamento dos pilotos da United Airlines em mais de 14% nos próximos 18 meses, abrindo caminho para aumentos salariais semelhantes em todo o setor. O acordo vem no momento em que a indústria está enfrentando uma escassez de pilotos que já resultou em cancelamentos em todo o mundo e menos voos.

A Associação de Pilotos de Linha Aérea (Alpa) disse em comunicado oficial, divulgado na última sexta-feira (24), que o conselho que supervisiona as relações com a United aprovou um acordo provisório de dois anos que abrange cerca de 14 mil pilotos da companhia aérea.

De acordo com a associação, a aprovação pela maioria dos membros votantes é necessária para a ratificação e a votação termina em 15 de julho de 2022.

O contrato da United, que o sindicato avaliou em US$ 1,3 bilhão em dois anos, seria retroativo ao início de 2022 e daria três aumentos salariais, totalizando mais de 14,5% até o final do próximo ano. O sindicato disse que inclui melhores horas extras e pagamento de prêmios, um novo plano de aposentadoria, um novo benefício de licença-maternidade remunerada de oito semanas e melhores disposições de agendamento.

“Este acordo eleva o padrão para todos os pilotos de linhas aéreas e leva a indústria adiante”, disse o capitão Michael Hamilton, presidente do grupo de pilotos United da Alpa. “Nossa capacidade de chegar a esse acordo e o sucesso atual da United Airlines são impulsionados por pilotos da linha de frente da aérea que permaneceram unificados e focados durante as negociações, apesar dos desafios que enfrentamos durante a maior interrupção na história da aviação”, completa.

Já o CEO da United, Scott Kirby, chamou o acordo de um contrato líder do setor que ajudaria tanto o sindicato quanto a companhia aérea.

Segundo informações do Association Press News, grupos sindicais de outras grandes companhias aéreas vêm acompanhando de perto as negociações de contrato da United como um guia potencial em suas próprias negociações.

Tópicos relacionados