Artur Luiz Andrade   |   14/08/2025 20:50
Atualizada em 14/08/2025 21:14

Azul tem receita 18% maior no 2T25 e promete alta temporada com oferta robusta

Aérea está em recuperação pelo Chapter 11 e espera sair do programa em fevereiro de 2026

PANROTAS / Filip Calixto
John Rodgerson, CEO da Azul
John Rodgerson, CEO da Azul

A Azul divulgou nesta quinta-feira seu balanço do segundo trimestre do ano, quando alcançou receita operacional de R$ 4,9 bilhões, o que representa, de acordo com a empresa, recorde para um segundo trimestre e um aumento de 18% em relação ao mesmo período do ano passado. No semestre, o acumulado advindo do transporte de passageiros soma R$ 9,6 bilhões.

Reprodução de uma tela da apresentação da Azul sobre o 2T25
Reprodução de uma tela da apresentação da Azul sobre o 2T25

Segundo a Azul, esse resultado de abril a junho foi impulsionado principalmente pela alta demanda registrada e pelo aumento em receitas auxiliares. A média de gasto por passageiro em receitas auxiliares, como marcação de assento ou mala despachada, subiu de R$ 56,36 no segundo trimestre de 2024 para R$ 63,08 este ano.

“Além disso, a participação dos mercados internacionais e das unidades de negócio contribuíram para os dados positivos do trimestre”, disse a empresa, que também registrou EBITDA de R$ 1,1 bilhão.

O 2T25 da Azul foi encerrado com liquidez imediata de R$ 3,3 bilhões, um aumento de R$ 945 milhões em relação ao trimestre anterior.

No segundo trimestre de 2025, a Azul registrou um lucro líquido de R$ 1,29 bilhão, contra prejuízo de R$ 3,5 bilhões reportado no mesmo período do ano anterior (2T24). O resultado ajustado, porém, indica prejuízo líquido de R$ 475 milhões.

O crescimento foi especialmente forte nos mercados internacionais, onde a capacidade, com a oferta de voos e assentos, teve um aumento substancial de 37% no 2T25, em comparação com igual período do 2T24.

"O segundo trimestre de 2025 foi um dos mais determinantes da história da companhia e os resultados obtidos fortalecem a empresa, em meio aos diversos acordos firmados no processo de transformação da Azul para o futuro", afirma John Rodgerson, CEO da Azul, que lidera o processo de recuperação da empresa, que entrou no programa de Chapter 11.

John Rodgerson
Azul demonstra crescimento na receita de ancillaries
Azul demonstra crescimento na receita de ancillaries

Ajustes na malha

Dentro das medidas anunciadas, a Azul encerrou voos para 14 bases, além da saída gradual de cerca de 50 rotas, ainda não especificadas.

Os ajustes na malha, segundo a empresa, levaram em consideração uma série de fatores, “como demanda, câmbio desfavorável e preço do combustível no mercado brasileiro, além dos custos atrelados ao alto nível de judicialização, que impacta todo o setor aéreo no Brasil”.

Para a alta temporada de verão, a Azul fez um planejamento de malha com oferta de 3,6 mil voos extras e oferta de 520 mil assentos em todo o País, com destaque para operações inéditas a partir do aeroporto de Congonhas. Pela primeira vez, a companhia converterá 45% dos voos originalmente voltados ao público corporativo em operações sazonais de lazer para atender a intensa demanda do período.

A companhia também anunciou que a utilização das aeronave aumentou 2% no trimestre, de 11,3 horas por dia para 11,5 horas.

A Azul espera sair do Chapter 11 até fevereiro de 2026 e o processo incluirá aporte das companhias americanas American e United Airlines. A empresa espera também eliminar cerca de R$ 2 bilhões em dívidas, com a saída do Chapter 11.

Cronograma da Azul para o Chapter 11
Cronograma da Azul para o Chapter 11

Azul Viagens e cia

Sobre as outras empresas do grupo, destaque para a Azul Viagens, com crescimento superior a 45% nas reservas brutas, em comparação ao 2T24. A Azul Cargo manteve seu desempenho com receita líquida crescendo 14,3% ano contra ano, além do seu negócio internacional crescendo mais de 50%. Já o Azul Fidelidade aumentou as emissões em mais de 8% em comparação ao 2T24 e com níveis recordes de resgate.

Confira aqui as demonstrações financeiras da Azul no período.




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